Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

À espera do Nobel da Literatura

Pedro Correia, 07.10.16

amos-oz-1-e1358859986566[1].jpg

 Amos Oz

1445245789533[1].jpg

 John Le Carré

rubem-fonseca[1].jpg

  Rubem Fonseca

 

Aberta a época da distribuição dos prémios Nobel (apelido que a maioria dos jornalistas televisivos em Portugal continua a pronunciar erradamente com acento no o, quase emudecendo o e da sílaba tónica em sueco), faço desde já um desafio aos leitores do DELITO DE OPINIÃO: deixem aqui os vossos vaticínios sobre quem será o escritor que vai receber o galardão destinado a distinguir a literatura. Só o conheceremos no próximo dia 13, mas a gente arrisca. Ao contrário do outro, que só fazia prognósticos no fim.

Tomo a liberdade de antecipar desde já três escritores que a meu ver há muito mereciam receber o Nobel: Amos Oz, John Le Carré e Rubem Fonseca. Ainda vão a tempo, embora eu duvide do critério da academia de Estocolmo, que em 1978 - só para dar um exemplo - excluiu Graham Greene e Jorge Luis Borges.

Quem vos parece que vai ganhar?

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 07.10.2016

    Oz seria sempre um dos meus três candidatos (quatro, contando com Kundera). Roth é ciclicamente mencionado, embora eu concorde com aqueles que não o colocam entre os maiores da literatura contemporânea.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 07.10.2016

    Pedro, sou absolutamente apaixonada por livros.
    Mas já li por aqui nos comentários muitos nomes que me são desconhecidos e não publicados no nosso país. Já pesquisei e parecem-me nomes bastante sólidos.
    Quiçá possa fazer uma rubrica sobre as maravilhas que não nos chegam, ao contrário de tanto lixo que nos chega quase imediatamente, pode ser que algumas editoras o ouçam :)
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 07.10.2016

    Julgo que só podemos pronunciar-nos sobre quem conhecemos. Podemos navegar mil vezes na Rede à procura de favoritos, mas isso não substitui o nosso juízo pessoal.
    E foi isso que eu pedi aos leitores.
  • Sem imagem de perfil

    JP 08.10.2016

    Mas podemos sempre tentar descobrir novos escritores. Não custa nada e até nos enriquece. O mundo editorial português é uma poça onde (quase) só entram os "conceituados" ou os best sellers.
    Ver para além do nosso panorama só nos enriquece.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 08.10.2016

    Plenamente de acordo. Aliás escrevi há minutos algo muito semelhante em resposta a outro comentário, noutro texto:
    http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/sugestao-um-livro-por-dia-8791204?thread=67621540#t67621540
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.