Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A abstenção eleitoral

por jpt, em 26.05.19

lidl.jpg

Ainda a tarde mal começou e já leio vários lamentos sobre a quantidade de abstencionistas, o alheamento e a ignorância dos eleitores face a estas (e outras) eleições. Quereis combater a abstenção? Depurai-vos de essencialismos, de purismos sobre a política. E que cada votante - após ter cumprido o seu direito cívico (e não dever cívico, como palram os estatistas) - receba um simpático (e parco) vale de compras oferecido pelas empresas das "grandes superfícies". Vereis como a abstenção cairá, e muito significativamente.

Autoria e outros dados (tags, etc)


40 comentários

Sem imagem de perfil

De Bea a 26.05.2019 às 14:31

Pode muito bem ter razão. Mas o voto ainda pertence à secção da acção e não deve ser reacção.
Imagem de perfil

De jpt a 27.05.2019 às 11:27

não deve ser da reacção, é isso que deve compreender?
Sem imagem de perfil

De Bea a 28.05.2019 às 10:44

Não o compreendi a si. O que compreendo e disse foi que votar não é (ou não deve ser) reacção mas acção.
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 14:44

Vasta discussão essa, sobre o que é "acção" e "reacção". Seria bem fazê-la, mas não na caixa de comentários de um postal que é uma mera "boca".
Imagem de perfil

De Sarin a 26.05.2019 às 17:19

Desculpe, jpt, mas é a Constituição que consagra o direito de sufrágio como dever cívico. Talvez porque ser democrata implique não apenas usufruir da democracia mas também participar - é para isso que há o voto em branco. (e aqui sou a favor da introdução das quadrículas "nenhuma das opções" e "não concordo com o regime").

Concordo que no curto prazo a chamada às urnas só tem resposta mexendo no bolso dos cidadãos - mas vou mais por uns adicionais aos benefícios fiscais. Isto de chamar as grandes superfícies ao barulho implica concurso público e já estamos vacinados, não?
Imagem de perfil

De jpt a 27.05.2019 às 11:30

a tal constituição também nos obriga (ou obrigou) a ir para o socialismo, escrita que foi por constitucionalistas (alguns tão ilustres que até de quando em vez se candidatam a eleições europeias) que consideraram haver portugueses de primeira e de segunda, e o inscreveram na lei.
a expressão dever cívico é uma patetice (defendida por alguns desses execráveis funcionários, que até reclamavam pelo voto obrigatório) iletrada - que dever pode haver se não há punição para o seu incumprimento. Há uma recomendação de voto, sublinhada pela vácua formulação, nada mais do que isso. Uma coisa ignra, indigna, pois colocada na lei fundamental
Imagem de perfil

De Sarin a 27.05.2019 às 12:02

Não está em causa quem a colocou ou deixou de colocar - a CRP já teve várias revisões e lá continua, portanto presume-se que está bem para o poder político e, por representatividade, para nós.

Por outro lado, não rebate a questão de a democracia exigir participação, pelo que concluo que o problema do dever cívico vem de não haver punição, como aliás refere. Assim, a patetice não recairá sobre o dever mas sobre a ausência de controlo deste dever - uma questão de contrato social.

Tenho para mim que a maior parte das pessoas não se preocupa com o regime desde que as deixem ter algum conforto - uma das leituras que extraio da abstenção. Se assim for, poderá o dever cívico estabelecer a fronteira entre a democracia e a oligarquia. Estamos em cima da linha.
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 07:30

"Dever cívico" é uma formulação pateta, paternalista, estatista. E incompetente. A constituição é uma lei, não tem que botar éticas. Os deveres são-no porque implicam uma punição. A constituição lembra-me que eu tenho um dever (Moral, ético, como se preferir)? Vão o candidato socratista, o premiado Canotilho, o sacro Jorge Miranda, e respectivos colegas, penitenciar-se pelos deveres que não cumprem e deixem-me e aos meus compatriotas em paz
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 09:25

Mas a constituição define éticas, as relações entre poderes e perante os cidadãos não se definem apenas por leis.

Que seja paternalista, é uma opinião - vejo-o antes como o atestar da liberdade de opção enquanto estipula que a democracia exige participação. Exige, distinto de obriga.
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 14:54

Isso é retórica. A constituição, que não leio há décadas (li-a parcialmente no liceu), não é documento que me diga como me devo comportar. Os especialistas de ciências sociais (vertente jurídicas) terão decerto imensos argumentos e hábil retórica para contestar a visão do leigo: mas de facto trata-se de documento que não me dá lições existenciais. Como tal esta formulação está poluída de uma pedagogite inadmissível. O voto é obrigatório, possível ou proibido. Os cidadãos ou são obrigados ou são proibidos ou são possíveis eleitores. O resto é conversa.
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 15:08

Invertendo o ónus, uma vez que a acusação é sua, eu sou leiga e de ciências mas não sociais: como traduziria na lei fundamental o compromisso entre democracia e liberdade de opção?
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 16:55

Não fiz qualquer acusação. No que entendo a sua pergunta - relativa ao assunto pretérito - é simples: o voto é um direito cívico.
E não vou continuar a chover no molhado sobre a questão.
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 17:25

Certo.
Mas fico com curiosidade sobre como entende o voto, possível ou obrigatório e, se possível, como traduziria tal na Constituição - sabendo que esta não prevê nenhum mecanismo de auto-alimentação e que isso tem conduzido à sua inanição, 30% de votantes.

Desconfio que o tema será recorrente, vêm aí mais dois actos eleitorais.
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 17:51

Eu acho que está mais do que explícito no que fui botando: é um direito cívico. É possível. Não aceito a obrigatoriedade, o Estado não me pode obrigar a ir votar (aqui na Bélgica é obrigatório, no Brasil também é, não me convence). O Pedro Correia já chamou a atenção - a abstenção real deve ser um pouco menor, dado que os cadernos contém cidadãos entretanto mortos.

A questão da extrema abstenção nestas eleições tem a ver com factos que não são exactamente ligados à logística eleitoral, ainda que conte: se se vir a queda do PCP toda a gente fala em transferência de votos. Mas é um eleitorado muito envelhecido, porventura muitos morreram - e disso fala-se - mas muitos estarão com mobilidades reduzidas (desse partido e noutros). Assembleias de voto ambulatórias nos lares de terceira idade? Em zonas onde as juntas de freguesia identifiquem núcleos envelhecidos?

Outra coisa é o vazio. Noutro postal sobre a opacidade das instituições europeias. Os portugueses aceitam a "Europa" como uma necessidade, uma fonte de rendimento mas não a conhecem - as instituições não se dão a conhecer e os partidos também não o fazem. E não é um "debate" televisivo desinteressante entre deputados no mundo televisivo pós-Baião que impulsiona isso.

E depois há o desinteresse pela política e pelos seus líderes. Com toda a certeza que houve gente que se absteve por desinteresse nos líderes dos partidos preferidos - Rio não entusiasma, Cristas também não, Sousa enfim ... (e os comunistas não vão votar no PS, se desiludidos resmungam e ficam em casa).

Nas eleições "a sério" a abstenção baixará para os valores normais, 1/3 da população não vota - parte disso são os mortos, outra parte são os doentes e envelhecidos, outras os auto-excluídos sociais, há os emigrados, há os migrados (que não vão à "santa terrinha" - mesmo que seja uma "santa terrinha" no interior das grandes Lisboa e Porto - para votar). Outra parte são aqueles que vêm as histórias do Berardo e da GNR a pescar devedores na estrada e clamam (passe o plebeísmo) "estes tipos que se fodam". Que é, neste último caso, aquilo que eu penso. Junte-se a isso as fracas figuras que lideram, mais as paupérrimas segundas figuras (o secretário-geral do PSD, uma coisa tétrica) que dão para menorizar os "políticos", e a gente não vota.

Ou seja, sim, há medidas para reduzir a abstenção. Algumas administrativas: o voto electrónico (mesmo que não domiciliário) - isso permitiria votar em qualquer assembleia de voto, remetendo o voto para o local de recenseaemento, é inacreditável como não existe ainda; as estações junto de onde a população se concentra nesses domingos; nos sítios de trabalho; fazer mais dias de eleição (2/3); os tais pequenos benefícios fiscais e/ou administrativos que V, propôs (de facto a única medida que me parece relevante do seu postal).

Mas, na realidade, a abstenção advém das fracas figuras (primeiras e segundas) que vêm propôr-se
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 18:16

Não pode apenas dever-se às fracas figuras que se propõem, ou haveria renovação e surgiriam alternativas com abundância. Daí todas as leituras serem possíveis e a auscultação se me afigurar necessária.

Nem falo do voto electrónico, pois se por um lado facilitaria a mobilidade por outro suscita-me sérias dúvidas num país onde a segurança cibernética é reduzida - e havendo comunicação de dados com recurso a rede externa, a inviolabilidade dos mesmos fica comprometida.

Nas eleições "a sério" que elegeram Marcelo Rebelo de Sousa, a abstenção foi de 52%.
Nas autárquicas, foi de 45%. Desconfio que esteja a encarar a abstenção com optimismo, mas ficarei feliz se for eu a pessimista.
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 21:15

Talvez esteja a ser algo optimista Mas sobre este assunto convirá ouvir o que os especialistas (os tipos que realmente interpretam os números) dizem E ainda não li nada - não procurei. Ver as constituintes da abstenção e dos votantes. Quanto à abstenção - as presidenciais estavam decididas, sem verdadeira oposição Isso afasta candidatos.
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 22:45

Não há maior proximidade do que com autarcas, e a abstenção foi de 45% - o que permite questionar a tal identificação, proximidade, que o jpt diz eventualmente existir entre eleitor e representante de círculo


Quanto aos homens dos números, jpt, é mais fácil medir e diagnosticar uma ocorrência do que uma não ocorrência, como o é a abstenção.
Aguardemos, que mais não podemos fazer.
Mas gostaria de ver aplicadas medidas para contrariar estes números já em Outubro, acima de 35% a abstenção fragiliza a nossa (tão pouco) representativa democracia.
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 01:24

Depois de discutir a abstenção em vários postais, alguns meus e alguns de outros, decidi compilar num postal matéria que previa abordar noutro blogue que não o Sarin.
Convido-o a visitar, pode ser mais uma base de discussão sobre o tema.

https://sarin-nemlixivianemlimonada.blogs.sapo.pt/para-acabar-de-vez-com-a-cultura-da-86063
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 15:13

obrigado Comentei por lá
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 15:28

Já vi, obrigada.
Responderei mais logo - são várias questões e que exigem mais tempo do que aquele de que disponho de momento.
Sem imagem de perfil

De Vento a 26.05.2019 às 19:09


Às 19h07m a FN (Frente Nacional) está com uma estrondosa vitória e o partido separatista da Catalunha elegeu vários deputados ao parlamento europeu.
Sem imagem de perfil

De Vento a 26.05.2019 às 20:10

Pojecção Portugal: PS com 30 a 34% (ao contrário dos 38% que davam), PSD 20% e 24% (melhora nas projecções anteriores)e BE 9 a 12% é a terceira força política portuguesa no parlamento, CDU 7 a 9%,Marinho Pinto pode não ser eleito. CDS elege 1 a 2 deputados, é o grande derrotado.

Orban é o grande vencedor.
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 26.05.2019 às 23:18

Obrigado,Vento, em nome de todos os que não têm tv, rádio ou net
Imagem de perfil

De Vorph Valknut a 26.05.2019 às 23:20

Orban é o grande vencedor????

Esse estava em que lista? No PURP?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.05.2019 às 22:02

Em Portugal e em Espanha, a direitalha é a grande perdedora.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.05.2019 às 22:02

É tão "estrondosa" que até teve menos votos que em 2014.
Visca Catalunya!
Sem imagem de perfil

De Vento a 26.05.2019 às 19:36

19H35: Projecções dão vitória da Nova Democracia na Grécia sobre o Syriza.
Abstenção em Portugal, as projecções europeias dão um intervalo entre os 66% e os 70%
Em Espanha vence o PSOE e o PP sofre enorme derrota. A extrema direita do Vox entra no Parlamento.
Sem imagem de perfil

De António a 26.05.2019 às 21:11

Sorteiem um carro.
Imagem de perfil

De jpt a 27.05.2019 às 11:31

não, o bónus tem que ser para todos
Sem imagem de perfil

De António a 27.05.2019 às 12:25

Deixando de lado o facto de que votar livremente é o seu próprio bónus, você acha que teria mais efeito motivador um vale de 1€ a cada eleitor, ou um euromilhões a sortear pelos votantes?
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 07:31

Acho que o sorteio seria anti-democrático. O parco vale a cada um mostraria uma boa atitude republicana, de equidade
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 27.05.2019 às 09:22

A abstenção diminuiria, mas a qualidade do voto também. As pessoas votariam ao calhas, só a pensar no prémio que iriam receber.
Imagem de perfil

De jpt a 27.05.2019 às 11:31

não o fazem já?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.05.2019 às 13:46

Deve ser sobretudo quando os resultados não agradam aos bem pensantes .. .

WW
Imagem de perfil

De Sarin a 27.05.2019 às 15:17

Também... mas continua a haver quem arranje carrinhas para levar o pessoal de passeio às urnas e quem distribua hóstias entre nomes e améns, portanto há sempre espaço para desconfiar do voto em consciência - e isto sem entrar na volubilidade associada ao discurso "mas eles obedecem é ao partido (ou ao governo regional ou ao outro lado do partido)".
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 07:34

Estranho que se critique quem ajuda as pessoas a votar, facilitando o transporte
Imagem de perfil

De Sarin a 28.05.2019 às 09:15

Se o transporte fosse inocente, também estranharia. Mas como assisti - sim, assisti - a boleias que, à saída das carrinhas, perguntavam "então qual é o quadradinho em que é para por a cruz?" e "Não se esqueça, é no segundo!"

Depois disto, acredite que comecei a criticar.
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 07:32

Aos pensantes, quer você dizer ...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.05.2019 às 01:07

Tenho de poupar as bálbulas,aparelho da era hitleriana.
Obrigado pelos reclamos.
Imagem de perfil

De jpt a 28.05.2019 às 15:15

é você, anónimo, do tempo da guerra? Isso é material de qualidade, como já não existe

Comentar post



O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2010
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2009
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D