Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Delito de Opinião

A importância da consistência

Joana Nave, 15.01.18

Sermos consistentes é das coisas mais importantes da nossa vida. A consistência dá-nos um rumo, mas também nos dá credibilidade. Se formos consistentes fidelizamos os nossos seguidores, as pessoas começam a confiar e a esperar por nós. Por outro lado, a inconsistência gera desinteresse a até esquecimento. Por isso, temos de nos focar na consistência, se queremos crescer com sustentabilidade, se queremos inspirar confiança em quem nos segue. Temos de ser persistentes, metódicos, pragmáticos, fiéis e verdadeiros. No entanto, não podemos ser cegos às adversidades, aos contratempos e às surpresas. A palavra de ordem é flexibilidade. Pessoas consistentes e flexíveis conquistam o mundo e inspiram os que as rodeiam. É por tudo isto que escrevo hoje, para me manter fiel ao que me propus para este novo ano, para que a escrita seja uma prioridade e uma constante da minha vida, e para que mesmo com sono eu não deixe que o meu objectivo perca força, deixando de publicar esta crónica no início de mais uma semana. Ainda que a flexibilidade seja uma força maior, a consistência, pelo menos hoje, venceu.

Já não sou dona do meu tempo

Joana Nave, 08.01.18

O tempo, esse hiato que medeia entre o que é e não é, que foi calendarizado para que pudessemos organizá-lo, tem-me fugido por entre os dedos. De manhã acordo e já estou atrasada, já tenho pouco tempo para todas as coisas que me propus fazer. As horas sobrepõem-se umas nas outras e quando me apercebo, são 22h00 e ainda nem sequer jantei! Dizem-nos que somos donos do nosso tempo, que podemos fazer com ele o que quisermos, que é tudo uma questão de organização e gestão de prioridades, mas e quando tudo o que fazemos são prioridades?  A palavra urgente torna-se banal quando dita de forma tão constante, apenas para chamar a nossa atenção de que temos mesmo de tratar daquele assunto.

Há quem diga que as mulheres têm a vantagem do multitasking, mas hoje em dia esta prática é reconhecida como uma forma de distracção e ineficiência, porque somos mais produtivos se nos concentrarmos numa tarefa de cada vez. O verdadeiro desafio consiste em preencher as 24 horas de um dia completo com descanso, trabalho, tarefas domésticas, pausas para comer, lazer, exercício físico, amigos e família. Não importa a ordem, importa dedicar um pouco do nosso tempo a cada uma destas áreas.

A minha sugestão passa por parar e pensar em como estamos a gastar o nosso tempo, se há alguma área que esteja a ser negligenciada, se podemos sobrepor algumas para tornarmos o nosso tempo mais proveitoso. No fim do dia, antes do merecido descanso, importa analisar se foi um dia bem passado e se estamos alinhados com os nossos objectivos. Contudo, quando dou por mim é quase meia noite, não fiz metade do que queria e, de olhos cansados e desilusão no rosto, reconheço que já não sou dona do meu tempo...

Blogue da semana

Joana Nave, 29.01.17

A minha escolha desta semana vai para um blogue que considero muito inspirador: Becoming Minimalist. Mais que uma tendência, considero o estilo minimalista uma escolha para simplificar a complexidade com que somos confrontados diariamente nas nossas vidas demasiado preenchidas. Menos pode ser mais, se nos focarmos no que é essencial e no que traz verdadeiro valor acrescentado, no que nos completa e permite saborear o momento presente, sem estarmos presos ao caos com que enchemos os espaços que nos rodeiam e, principalmente, a nossa mente.

Do princípio ao fim (23)

Joana Nave, 15.10.16

"UMA VEZ, tinha eu seis anos, vi uma imagem magnífica num livro sobre a Floresta Virgem chamado "Histórias Vividas". Era uma jibóia a engolir uma fera. Copiei o desenho para vocês poderem ver como era."

principezinho.jpg

 

Logo no primeiro parágrafo somos impelidos a entrar no mundo da imaginação...

O meu exemplar deste livro é de 1987, a par das marcas do tempo, tem também as do manuseamento.

Foi-me oferecido pela minha Mãe, como todos os livros que li durante a minha infância e juventude.

Não me recordo do número de vezes que o reli, mas sei que foram muitas.

É um daqueles livros intemporais e que se recomenda em qualquer idade. É didáctico, interessante e mágico.

O Universo do Principezinho mostra-nos tesouros escondidos em cada um de nós. Sempre que o lemos descobrimos uma nova forma de entender o Eu e o Outro.

Blogue da semana

Joana Nave, 21.08.16

Ultimamente, tenho seguido mais blogues estrangeiros do que nacionais. Não é algo que caracterize como bom ou mau, pois há bons blogues em todas as línguas, ou pelo menos em português e inglês. A descoberta dos blogues é como a história das cerejas, escolho um e vem outro por arrasto, e por aí adiante. Ao fim de algum tempo, há uns que deixam de me interessar e outros, que de início nem me prenderam muito a atenção, mas que aqui e ali começam a despertar o meu interesse, ao ponto de os seguir semanalmente e por vezes até diariamente. É um desses blogues que tenho para vos sugerir: Jenny Mustard. Os Mustard são um tanto ou quanto excêntricos e têm um estilo de vida minimalista, que a meu ver se revela um pouco utópico, mas que me inspira a simplificar a minha vida. Espreitem e digam-me o que acham!

Blogue da semana

Joana Nave, 29.02.16

Não tenho tido muito tempo para leituras, nem para a escrita, mas tenho visto uns vídeos no youtube, naqueles 15 minutos a caminhar para as 8 da manhã em que, com olhos ensonados, como as minhas papas de aveia e tento abstrair-me do longo dia que tenho pela frente. Os vídeos não me obrigam a um grande esforço de concentração, vejo-os quase sem ter de ligar o cérebro, o que naquela hora matinal é fundamental para começar o dia com relativa tranquilidade. Claro que por trás dos vídeos estão blogues, blogues que me inspiram e que me distraem dos compromissos e obrigações, blogues que ganham prémios na sua área de especialização e que me enchem de orgulho por serem bons blogues, escritos em Português.

Assim, deixo-vos a minha sugestão para blogue da semana: Made by Choices.

Blogue da semana

Joana Nave, 04.10.15

Gosto de cozinhar e gosto de comer bem, mas entendo que para o fazer tenho de escolher os melhores ingredientes e os mais nutritivos. Comer não deve ser nem um prazer, nem tão pouco uma obrigação. Devemos encarar a comida como um ritual em que beneficiamos dos nutrientes necessários para o nosso bem estar.

 

A escolha por uma alimentação saudável, aliada a exercício físico diário, é apenas um complemento para a nossa saúde física, pois o mais importante é a nossa saúde mental e emocional. Para tal, devemos procurar estar presentes em tudo o que fazemos e sentir como o nosso corpo reaje aos diversos estímulos externos.

 

Sou viciada em nutrição o mais natural possível e em exercício físico, por isso tenho dedicado muito tempo ao fantástico blogue que hoje vos apresento: Deliciously Ella.

Pensamento para hoje

Joana Nave, 13.08.15

A música transporta-nos para um mundo só nosso, onde os sentimentos são mais profundos e as emoções que lhes dão vida são mais reais. A música faz-nos rir ou chorar, quer nos enleve em alegria ou tristeza. Há uma música que se adapta a cada ocasião e que compõe a nossa banda sonora pessoal. E depois há aquela música só nossa, que gostamos de partilhar com alguém especial...

 

Ouça música.

Pensamento para hoje

Joana Nave, 12.08.15

As cores têm uma influência energética muito grande no nosso bem estar e na nossa disposição. Cores suaves transmitem tranquilidade, cores fortes transmitem força e alegria e as cores escuras são ideais para os momentos de introspecção, em que nos fechamos sobre nós próprios. Claro que há quem escolha as cores de acordo com o seu gosto pessoal e com o que vai bem ao tom da pele, do cabelo, dos olhos. Porém, devemos estar mais atentos à cor que usamos em cada ocasião e como ela influencia o nosso humor.

 

Procure cores harmoniosas para o seu lar, uma vez que é o refúgio privilegiado onde reside a sua maior fonte de energia.

Pensamento para hoje

Joana Nave, 10.08.15

As segundas-feiras são terríveis para a maioria das pessoas. Quebrar a rotina do fim-de-semana sem horários e voltar a acordar cedo é suficiente para nos deixar mal humorados. Está nas nossas mãos inverter este sentimento e sorrir perante a nova semana que hoje começa. Uma semana onde podemos realizar os nossos sonhos, onde podemos dar início a novos hábitos, uma folha em branco por preencher.

 

Abrace esta semana com um sorriso e torne-a produtiva.

Pensamento para hoje

Joana Nave, 03.08.15

As férias são um excelente período para quebrar a rotina, descansar, fazer aquelas tarefas para as quais nunca temos agenda, e ainda para viajar e passar mais tempo em actividades de lazer. As férias dão-nos alento e revigoram-nos, para que possamos enfrentar mais um longo período de trabalho.

 

Durante as suas férias desligue completamente e faça tudo o que anda a adiar por falta de tempo.

Pensamento para hoje

Joana Nave, 30.07.15

Hoje em dia o conceito invertido de família feliz consiste num casal com o seu filho, sentados a uma mesa num qualquer café, cada um com o seu telemóvel ou tablet, num diálogo mudo. O convívio familiar foi substituído por aparelhos electrónicos, que afastam cada vez mais as pessoas do diálogo salutar e do crescimento em sociedade. Estamos a criar indivíduos cobardes e egoístas.

 

Da próxima vez que se reunir a uma mesa com um familiar ou amigo deixe o telemóvel em casa.