Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Cinco ambientes discursivos

João Carvalho, 21.09.09

Esta noite tive um sonho invulgar. Sonhei que os líderes dos principais partidos estavam a discursar sobre um dos sectores mais esquecidos da governação que agora termina: o Ambiente. Parece-me que não estavam todos a falar do mesmo "ambiente", mas consegui reter as intervenções depois de despertar e deixo-as aqui como curiosidade. Parece-me escusado identificar cada líder, porque acho que o jeito de cada um é suficiente. Identificam-nos, ou estarei enganado? Atentem.

 

É redundante dizer que nem sempre tivemos bom ambiente. Amigos e camaradas: o que é importante é aprendermos com os erros. Não me custa reconhecer, meus amigos, que é preciso tratar o tema com delicadeza. Ao contrário: temos propostas que são propostas essenciais a um ambiente de confiança. Não são de bota-abaixismo. Temos hoje tecnologias que são hoje tecnologias muito importantes. E são muito simpáticas.

 

Só nós é que estamos em condições de mudar o Ambiente. Ou de corrigi-las. Se queremos mudar, são precisos uma nova política ambiental. A energia alternativa são coisas muito sérias e ninguém me ouvirão dizer que os espanhóis virá plantar ventoinhas nos nossos montes se eu não puder prometê-los. Só prometo o que posso fazer e não serão comigo que eles entram por aqui fora a alta velocidade como se fossem deles.

 

Oiça: o Ambiente precisa de ser encarado de dois modos. Primeiro: apostar na majoração das eólicas em duas direcções. Primeira: a direcção do vento, para que a lavoura não seja prejudicada pelas ventoinhas e se desenvolva de duas maneiras. Primeira: os agricultores têm de ser apoiados. Oiça: a agricultura tem sido prejudicada em dois sentidos. Primeiro: um sentido de Estado pouco majorado. Oiça: deixe-me só dizer duas coisas.

 

O Ambiente faz parte darreformas que temos que fazer. Nunca se viu o bom ambiente vir da direita. Porque orricos não estão habituados a aceitar arregras. Mas têm que passar a obedecer àrregras. Todos os cidadãos e cidadãs devem cumprir as mesmarregras. Porque arregras têm que ser muito claras para todos e todas. Preparem-se, porque nós é que vamos influenciar arreformas necessárias para combater orretrógrados.

 

Os trabalhadores estão fartos de sofrer com o Ambiente. Camaradas, nós temos alguns vermelhos que são verdes para cuidar do Ambiente colectivo, que é uma conquista dos trabalhadores portugueses. E das trabalhadoras. Não desses verdes que nunca mais ficam maduros, camaradas, mas daqueles que só as nossas propostas podem garantir para acabar com o papão das políticas de direita e a taxação a favor dos mais poderosos.

 

Não passou de um sonho. Mais propriamente, um pesadelo.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 21.09.2009

    Ficou baralhado... já não sabe bem de quem o DO é lacaio.
  • Imagem de perfil

    João Carvalho 22.09.2009

    Tric!... Ó Tric, Tric!...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.