Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Jorge Assunção 14.09.2009

    Carlos,

    "Aceitar de forma acrítica um artigo só porque ele vem no WSJ é o tipo de argumento de autoridade que pessoalmente repudio."

    Ao menos não me acusas de só ler a revista Maria. Já é um upgrade face a outros debates que foste tendo na bloga.

    "esquecendo-se de mencionar que há um 3º país nesse pelotão da frente da retoma?"

    Estamos no pelotão da frente da retoma? E a Grécia, também faz parte desse pelotão, uma vez que cresceu os mesmos míseros 0,3% que Portugal no último trimestre? Podemos esperar portanto crescimento económico acima da média para todos estes países nos próximos anos? Não tarda, estás como o McCain: "the fundamentals of our economy are strong". Eu compreendo-te.
  • Sem imagem de perfil

    Carlos Santos 14.09.2009

    Jorge, ignorando a parte provocatória, eu limito-me a perguntar-te: em que te baseias para considerar que seria possível um crescimento superior a 0,3% no último trimestre? O contra-factual de um crescimento fortemente dependente do consumo privado é simples de fazer: se não tivesse havido um reforço das prestações sociais e reembolsos antecipados de IRS, eu tenho sérias dúvidas que a subida do desemprego pudesse ser contrariada pela inflação negativa e pelas taxas de juro. Curiosamente, há quem proponha num programa que pretende modesto um "paradigma" novo para a economia, em que se esforça por comprimir o consumo privado.
    Quanto às minhas coordenadas económicas, elas estão tão longe das do McCain, que achava que o crescimento, nesta crise, podia resultar de uma mera redução fiscal, que eu me arrisco a dizer que a visão de um liberal como justamente te assumes está mais próxima da dele do que a minha alguma vez esteve. Exemplo: descer o IRC (no teu caso não precisarei de dizer a taxa!) adiante de quê se as empresas não têm clientes? E comprimir o consumo privado, e já agora as despesas do Estado em bens e serviços, faz o quê para promover essa procura das empresas? É possível exportar? Com certeza, mas suponho que não ignoras que o comércio mundial está em contracção e com perspectivas dantescas na sequência dos golpes e contra golpes entre os EUA e a China, pré-G20. Doha??
    Carlos
  • Imagem de perfil

    Jorge Assunção 15.09.2009

    "em que te baseias para considerar que seria possível um crescimento superior a 0,3% no último trimestre"

    O crescimento de 0,3% deve-se ao estímulo económico fortíssimo que este governo aplicou para esses resultados surgirem (aliás, quanto mais não fosse por motivos eleitorais, o governo gastaria o máximo possível para que os números fossem positivos). Mas isso pouco importa, quer porque a um governo exige-se que não governe para um trimestre, quer porque a questão essencial prende-se com a insustentabilidade de manter o estímulo ad eternum, especialmente em países onde a dívida é um problema, como é o nosso caso. Pelo que, mais cedo ou mais tarde, a economia tem de aguentar por si. E ai seremos confrontados com os problemas estruturais que ficaram por resolver - problemas estruturais que não sendo totalmente iguais, nem com o mesmo grau de gravidade, afectam países como a Espanha, Grécia, Itália e Portugal - que a jornalista, informada, faz muito bem em realçar. Ou seja, pouco me importa se no último trimestre podíamos/devíamos ter crescido mais ou menos, o que me interessa é: e daqui a um ou dois anos, como será? Voltamos ao crescimento habitual desta década que passa? É isso? Com um problema acrescido: nos próximos anos estaremos mais endividados, com um défice elevado e teremos de voltar a fazer consolidação orçamental (o que vai ser uma coisa nada bonita de se ver e chega a ser triste que tal assunto esteja ausente da campanha eleitoral). Quanto ao comércio mundial, pois se os Estados Unidos e a China começarem com medidas proteccionistas (inacreditavelmente iniciadas por Obama), muito mal estamos, mas tal como na crise internacional, o nosso papel para a resolução do problema é nulo e as consequência negativas de uma situação do género são inevitáveis, a única solução que nos resta é esperar que os outros optem pelas políticas acertadas.
  • Sem imagem de perfil

    Carlos Santos 15.09.2009

    Jorge,

    Apenas duas notas. O proteccionismo começar em Obama não é verdadeiramente inacreditável: ele disse-o no Michigan, e disse-o no Ohio em plena campanha eleitoral. Isso está no meu livro. Sucede, que por acaso, não começou: se pesquisares no meu blogue sob o título "Buy China" descobrirás novas de há meses em que a China anunciava uma clásula de exclusividade uso de produtos nacionais no seu stimulus package. Depois de no G20 ter dito o contrário. Não me parece de facto que o comércio internacional caminhe na melhor direcção.

    Quanto aos fortíssimos estímulos do governo, eu reformularia a formulação, mas isso é uma consideração normativa, para políticas adequadas de gestão de conjuntura. Quem não tiver fé na mitologia da mão invisível ou do leiloeiro Walrasiano (há um artigo interessante no Journal of Economics Literature a esse respeito) perguntar-se-á sempre onde estavam nesta crise os processos de correcção automática de mercado. E a verdade é que não existiam, até porque como saberás a Alemanha e a França não deixaram contrariamente à retórica de abril, de aquecer as respectivas economias.
    Todas as economias em recuperação seguiram uma receita comum. A expectativa de que uma crise onde os mecanismos são todos indutores de redução de crescimento se resolva por si só a podia perpetuar.
    O crescimento da última década de que falas, foi baixo. Devo contudo recordar-te o discurso da tanga e a originalidade da recessão auto induzida que se seguiu, e o défice Santana Lopes (o auditado, não o cosmético)? Folgo contudo em saber que reconhecerás, no seguimento das tuas palavras, obra a este Governo: que baixou o défice para um mínimo em 35 anos de democracia: e tu sabes que 2009 sofreria sempre um agravamento por efeito dos estabilizadores automáticos.
    Carlos Santos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.