Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O lamentável caso TVI

J.M. Coutinho Ribeiro, 03.09.09

Não sendo especial adepto do jornalismo de Manuela Moura Guedes, nem do seu jornal das 6ªs feiras, fico, ainda assim, perplexo com a anunciada decisão da administração da TVI de suspender o programa. Sobretudo depois de se ter tornado público que seria transmitida uma peça sobre o caso Freeport.

Se, apesar da suspensão do programa, a peça for para o ar em algum serviço noticioso da TVI, a situação será menos grave. Se não for para o ar, dificilmente algum português ficará convencido de que a suspensão do programa não teve a ver com o Freeport e que o governo não teve a ver com a suspensão do jornal.

Apontemos para a segunda hipótese. E, nesse caso, seremos levados a pensar que algo de muito grave seria revelado na reportagem sobre o Freeport. Só assim se percebe que José Sócrates tenha optado por pôr a cabeça a jeito, sujeitando-se à suspeição de ter interferido nos critérios editoriais da TVI.

A questão que sobra é a seguinte: quem irá ser o próximo director de informação da TVI? Há, no meio, quem aponte para Emídio Rangel. Ora, se tal acontecer, passa o canal a ser liderado por um impenitente "socratista". E, aí, ficaremos completamente esclarecidos sobre a forma como este governo lida com a comunicação social. E sobre a forma como (alguma) comunicação social se deixa domar pelo poder. Lamentável, num caso e noutro.

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    mdsol 03.09.2009

    Hummm. Não estou a captar.
    :(
  • É fácil :-)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.