Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O sinonimógrafo...

João Carvalho, 26.01.09

Está a decorrer o 'Prós e Contras'. Não preciso de estar atento para saber que é mais uma sessão de sinonimografia. Sim, porque a profusão de sinonimógrafos é hoje impressionante e não há 'Magalhães' que lhes chegue ao calcanhar. Não passa um dia que não assistamos a várias sessões de sinonimografia, tanto a uma só voz como em coro.

O sinonimógrafo, para quem ainda não souber, é um aparelho com grande sucesso junto daqueles que costumam ter tempos de antena acima da normalidade. O maior detentor de sinonimógrafos é o Estado, que tem uma quantidade deles espalhados por tudo quanto é gabinete. Graças ao sinonimógrafo, toda a gente com tempo de antena passou a dizer sinónimos com a mesma cara que nós, comuns mortais, usamos para diferenciar as coisas.

Nós, comuns mortais, podemos dizer, por exemplo, 'dia e noite', 'TGV e aeroporto', 'branco e tinto' ou 'preto e branco', que ninguém estranha. É vulgar. Já os outros, os que têm tempo de antena, dizem: 'é preciso explicar isto com clareza e transparência', 'espero que funcione com rapidez e celeridade', 'procurámos rectificar e acertar', 'temos de aguardar com toda a calma e tranquilidade'. Ou 'com calma e serenidade'. Ou 'com serenidade e tranquilidade'. Graças ao sinonimógrafo, claro. Resultado: esta moda da sinonimofonia que grassa...

2 comentários

Comentar post