Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Legislativas (10)

Pedro Correia, 05.08.09

 

 

EXÍMIA A DERROTAR AS DISTRITAIS

 

Fiel ao seu estilo, entrou muda e saiu calada do Conselho Nacional do partido: nem uma palavrinha aos jornalistas. Os seus acólitos haviam prometido nos jornais uma profunda renovação nas listas eleitorais. Lá dentro, ela agiu como se fosse dona do partido, confrontando as estruturas distritais. Varreu da lista de Vila Real um companheiro que se atreveu a concorrer contra ela no congresso. Impôs para número quatro em Lisboa uma democrata-cristã que apoia na corrida à câmara da capital um socialista contra o candidato do partido - por acaso outro que se atreveu a concorrer contra ela no congresso. Designou imperialmente para Castelo Branco o candidato derrotado às eleições regionais dos Açores que nas anteriores legislativas foi cabeça de lista (também derrotado) por Portalegre. Impôs para Faro um constitucionalista que nada tem a ver com o Algarve. Afastou de Santarém um ex-secretário-geral do partido que cometeu o pecado de apoiar no congresso um dos companheiros que ousou enfrentá-la. Destacou para Setúbal o antigo candidato derrotado à Câmara de Lisboa, responsável pelo pior resultado de sempre do partido na capital. Mandou avançar para Braga um dos eurodeputados cessantes que menos trabalharam na última legislatura do Parlamento Europeu. E escolheu para o Porto um dos cinco deputados que mais faltaram na anterior legislatura da Assembleia da República.

Contrariando o que um anterior presidente do partido sabiamente recomendou, a proposta do líder distrital e o que o mais elementar bom senso aconselharia, fez incluir na lista de Lisboa dois candidatos que são arguidos em processos-crime. Num dos casos por fraude e falsificação, noutro por abuso de poder.

Mostrou-se exímia a enfrentar os companheiros ao impor listas eleitorais que mostram um partido mais tenso, mais fechado, mais crispado, mais distante da sociedade civil. Levou a melhor nesta sua emocionante refrega contra as distritais: conseguiu ver as listas aprovadas por 59 votos a favor, apenas 37 contra e cinco abstenções.

É uma política brilhante - deve estar a pensar neste momento o seu principal adversário.

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Trac 05.08.2009

    Ai sim? Veja lá como você é tão esperto. Lá em casa ainda continua a ter televisão a preto e branco, não é?
  • Sem imagem de perfil

    tric 05.08.2009

    vai-me dizer que ser apoiante de Socrates ou anti-Manuela Ferreira Leite não é a mesma coisa!!?? se ambos tem o mesmo objectivo, derrotar MFL , logo em concreto é a mesma coisa! até sem televisão, isto é uma evidencia!!
  • Sem imagem de perfil

    Trac 05.08.2009

    Se o diz quem sou eu para discordar? Não lhe passa pela sua cabecinha que foi Ferreira Leite quem se derrotou a si própria?
  • Sem imagem de perfil

    tric 05.08.2009

    ora essa! se os passistas consideram que MFL ja esta derrotada, então que se calem e não atrapalhem a derrota...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.