Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Assim não vamos lá

João Carvalho, 29.07.09

Este editorial de hoje e a oportuna chamada de atenção neste post mais abaixo sugerem uma reflexão que devia estar na ordem do dia entre nós, mas que os nossos políticos continuam a pôr de parte. E, contudo, tinha de considerar-se urgente como nunca, já que se mantém teimosamente em Portugal a confusão entre rendimento elevado e património elevado.

O património elevado é de ricos, que podem nem fazer nada porque as suas posses o permitem. Já o rendimento elevado é de quem trabalha e gere com sucesso, é de quem investe e cria. Ora, no nosso país, os dois casos são tratados do mesmo modo, para não dizer que, por vezes, o rico ocioso ainda sai beneficiado em relação ao investidor que trabalha.

Enquanto for assim, a deprimente falta de imaginação e competência, a insuportável falta de visão e ignorância dos que gerem a coisa pública deixar-nos-á cada vez mais fragilizados, num fosso crescente, agravado e descontrolado de injustiças sociais. O Estado precisava de cobrar com outra justiça, para redistribuir com justiça ainda maior. Com o miserabilismo habitual e a miopia tradicional não vamos lá. É pena, mas quem tem as ferramentas não sabe e não quer aprender a usá-las.

Só podemos lamentá-lo e fingir que acreditamos que vêm aí outras cabecinhas melhores. No nosso íntimo, sabemos que não. Tal como sabemos que boa parte das receitas do Estado continuarão a ser gizadas a martelo e muita redistribuição se manterá planeada a olho.

2 comentários

Comentar post