Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Jamais digas Jamais

Carlos Barbosa de Oliveira, 27.07.09

Foto retirada do blog Olhares

 

 

Há dias, quando um grupo de apoiantes de Sócrates decidiu criar o SimpleX, levantaram-se na blogosfera vozes críticas, zurzindo de forma desmesurada – por vezes insultuosa - nos autores. 
Não pensava pronunciar-me sobre o assunto, por duas razões:
- O  baixo nível de alguns ataques não merece que se perca tempo com quem os profere.
- Embora os respeite, nunca me atraíram os blogs colectivos de culto, ou de pensamento único.
O tempo - demasiado tempo! - que vivi num regime monocromático deixou-me marcas profundas. 
Gosto de ambientes onde haja diversidade de opiniões e se debata de forma livre e cordata. Foi por isso, aliás, que depois de ter recusado vários convites para escrever noutros blogs colectivos aceitei integrar a equipa do Delito de Opinião, onde a pluralidade estava garantida e o civismo e respeito mútuo asseguravam que o debate se faria de forma aberta e educada, não se deixando os seus autores obnubilar pelas preferências partidárias. O tempo tem-me mostrado que não me enganei e sinto-me orgulhoso de integrar esta equipa plural.
Quando soube que surgira um novo blog de apoio a Manuela Ferreira Leite, fui consultá-lo com a mesma curiosidade e expectativas com que o fizera em relação ao SimpleX. Tive, porém, uma surpresa. Entre os nomes da equipa do Jamais encontrei alguns dos que nos últimos dias zurziram sem dó nem piedade no SimpleX, acusando-o de “grupo de seguidistas”, “militantes de seita” ou “clac socialista”, numa manifestação exaltante de falta de cultura democrática e compostura cívica.  Percebi, de imediato, o alcance do nome que escolheram. Na verdade,  NUNCA se deve dizer NUNCA, para evitar que o efeito “boomerang” nos cubra de ridículo.
Dou demasiado valor à democracia para a espezinhar em contradições  oportunistas.  Por isso, ao ver  que alguns nomes  tão críticos do SimpleX  integram o Jamais, leio  um sinal que me explica o tipo de alternativa que nos prometem: mais do mesmo. Ou, por outras palavras mais apropriadas ao espírito da  época, a dança das cadeiras. O Centrão  continua efervescente...
Votos de felicidades aos dois, especialmente aos companheiros do Delito de Opinião que integram ambas as equipas. 

11 comentários

Comentar post