Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

É impressão minha ou andam a cair que nem tordos?

Teresa Ribeiro, 15.07.09

Dizem os  experts  que foram os avanços tecnológicos que permitiram que a aviação continuasse a ter viabilidade comercial. Sem os computadores de bordo e os pilotos automáticos seria impossível que só num aeroporto como o JFK pousassem e levantassem 80 aviões por hora.

As estatísticas indicam, por outro lado, que desde os anos 60, o número de acidentes fatais a cada milhão de descolagens caiu de 35 para 0,5 devido, em boa parte, à automação que permite mais precisão no controlo das aeronaves.

Certamente continuarão a ser o transporte mais seguro do mundo, porque em comparação com o tráfego terrestre e os forçosamente gigantescos índices de sinistralidade é difícil não passar nas estatísticas, mas quando se multiplicam notícias como esta não me consigo impedir de pensar em tópicos como a crise da aviação comercial. Frotas cada vez mais longevas, eventuais poupanças em despesas de manutenção e tecnologia sofisticada não combinam. E é claro que se algum acidente resultar do cruzamento destes factores dificilmente o saberemos. A lei da rolha é apertadíssima para os funcionários das companhias de aviação em caso de acidente. Percebe-se que não podia ser de outra maneira, mas também se percebe que não podia ser de outra maneira. Não $ei $e e$tão a perceber...