Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Quem se vê na TV (17)

João Carvalho, 26.06.09

Osche a-reinventoresche a-da língua

Apesar de estarem reunidos num grupo, ainda é difícil definir os vários subgrupos em que se dividem. Osche a-reinventoresche a-da língua constituem uma espécie de ensaístas e precisam de tempo para que estabeleçamos os padrões que permitam diferenciá-los.
São jornalistas e aparecem diariamente como pivots de programas noticiosos. Absorvidos pela experimentação de novos modos de falar, osche a-reinventoresche a-da língua reconhecem-se pelas diversas reacções que provocam em quem os ouve. Frequentemente, fazem-nos parar e ficar a olhar com toda a atenção, até termos a certeza de que aquilo está a acontecer. Por vezes, deixam-nos estarrecidos, com medo de que aquilo esteja mesmo a acontecer. Outras vezes, geram em nós uma imensa angústia, um misto de vontade de ficar ali a tentar ajudá-los, de partir para outra e de partir tudo à nossa volta, tipo «foi você que pediu um estalo na cara?» Sobretudo, põem-nos nervosos e arriscam a vida quando não resistimos a pegar num objecto próprio para lançarmos ao televisor.
Osche a-reinventoresche a-da língua perseguem modelos de oralidade que não lembrariam aos comuns mortais. Cada um deles pode ter o seu método exclusivo, mas os mais adiantados conseguem associar diferentes fórmulas, aglutinando-as num linguajar ainda mais interessante. São estes os gurus dos reinventores do português falado. Característica curiosa, quando aparecem aos pares, é a sua capacidade para pôr o outro(a) pivot a falar da mesma maneira.
Vejamos algumas frases soltas já aprovadas pelosche a-reinventoresche a-da língua. Entre a enorme escolha possível em todos os canais, optei pela SIC-Notícias, que tem uma oferta ampla, e tentei um mix de Edição da Manhã e de Jornal da Meia-Noite.
– Passam dezche a-minutosche a-dasche a-nove horache. Fazemosche a-aqui um pequeno a-intervalo e voltamosche a-já.
– O trânsito na a-ponte ainda está a-complicado a esta hora da a-manhã, masche a-o acidente que vimosche a-há a-pouco já está a-resolvido.
– Passamosche a-agora aosche a-títulosche a-dasche a-primeirasche a-páginasche a-dosche a-jornaische.
Enfim: como já repararam, não é fácil apanhá-los; porém, é aconselhável acompanhá-los. Ao fim de um tempo, ficamosche a-aptosche a-a falar portuguêsche a-avançado...

17 comentários

Comentar post