Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Afinal, o que defende o Bloco?

José Gomes André, 16.06.09

Agora que o Bloco de Esquerda se vê a si mesmo como um partido sério, valeria a pena conhecer verdadeiramente o seu programa político. Estou a falar de posições concretas, e não das vacuidades que habitam o seu site e o habitual lema "partido contra-poder". Embora Louçã tenha apresentado algumas ideias concretas numa recente entrevista (onde apela a nacionalizações em catadupa e à saída de Portugal da NATO), julgo que são necessários esclarecimentos adicionais. Ficam aqui as minhas principais perguntas.

O Bloco de Esquerda...

... defende a saída de Portugal da União Europeia?

... acredita na propriedade privada? Se sim, em que circunstâncias?

... defende a nacionalização de sectores estratégicos? Se sim, quais exactamente? Estas nacionalizações devem incluir empresas privadas predominantes, como a SONAE, por exemplo?

... defende a subida de impostos? Caso não defenda, como propõe financiar o vasto programa de apoios sociais por si advogado?

... defende a ruptura com aliados tradicionais, como a Inglaterra e os EUA? E deseja estabelecer novas alianças com parceiros estratégicos próximos da sua matriz ideológica, como a Coreia do Norte e Cuba?

... defende a supressão das Forças Armadas? Tendo em conta que pretende igualmente a saída da NATO, como propõe o Bloco que o país se defenda em caso de uma invasão militar?

[texto alterado].

4 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 17.06.2009

    Tudo depende da ala maioritária do BE, talvez. Que nós não sabemos qual é. Nem eles, provavelmente. Desde a nacionalização do vaso de flores que tenho ao pé da porta até à luta armada, tudo é possível.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 17.06.2009

    Todos os partidos têm alas. O CDS também tem uma ala liberal, uma ala conservadora, uma ala nacionalista, etc. E o PSD tem uma ala liberal, uma ala social-democrata, etc. E estas alas desses partidos são frequentemente contraditórias entre si. E frequentemente nós não sabemos qual delas está na mó de cima. Por exemplo, a Manuela Ferreira Leite nas posições que toma ora parece uma liberal, ora uma social-democrata.

    Portanto, o Bloco não é original em ter alas.

    E quanto à luta armada, nunca ouvi ninugém no Bloco sugerir sequer que defenda tal coisa. Deve ser mais uma invenção.
  • Imagem de perfil

    João Carvalho 17.06.2009

    Pois, deve ser mais uma invenção. Ninguém sabe.
    Já as alas dos outros, ainda assim, são menos assustadoras e mais conhecidas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.