Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Das europeias às legislativas

Pedro Correia, 15.06.09

  

 

1. Um dos textos mais interessantes e estimulantes que li, no rescaldo das eleições europeias, é este de Ana Paula Fitas. Mesmo sem concordar com tudo quanto escreve, considero que abre excelentes pistas de reflexão a justificar uma análise ponderada, à esquerda e à direita. Além de que constitui a melhor interpelação a Francisco Louçã que tenho lido na blogosfera, longe dos habituais lugares-comuns sobre o Bloco de Esquerda debitados por quem sofre de uma irreprimível preguiça na hora de pensar.

 

2. Pacheco Pereira, no estilo muito próprio a que já nos habituou, transforma o seu primeiro artigo de 'análise' do pós-europeias num lamentável estendal de ajustes de contas em que não se vislumbra uma só frase sobre a derrota do PS mas sobram parágrafos sobre as questiúnculas intestinas do PSD. Um revelador quadro - admito que a contre-coeur - do que é realmente hoje este partido que aspira a tornar-se governo daqui a poucos meses.

Pacheco investe contra os habituais ódios de estimação, nomeadamente aquilo a que chama 'jornalismo de rebanho'´. Mas investe sobretudo contra os ex-adversários internos de Manuela Ferreira Leite, escamoteando um relevante pormenor: a escassíssima margem de progressão do PSD nestas europeias exige um partido unido, sem fracturas, nos dois próximos actos eleitorais. Exige um partido com o discurso oposto ao de Pacheco.

Será talvez lamentável, pelo menos na óptica de Pacheco Pereira, mas Ferreira Leite não poderá prescindir de Pedro Passos Coelho na lista de candidatos a deputados (talvez até como cabeça de lista num distrito, quem sabe?) nem de Pedro Santana Lopes à frente da corrida para a mais emblemática autarquia do País. Por um motivo simples: no próximo Outono cada voto conta. O de Pacheco conta tanto como o de outro social-democrata qualquer. A menos que prefira levar mais quatro anos com José Sócrates em São Bento, o que lhe deve dar matéria para trinta e sete novos artigos contra o 'jornalismo de rebanho'.

16 comentários

Comentar post