Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Derrotados (17)

Pedro Correia, 13.06.09

 

 

Dizia-se dantes que a direita francesa era a mais estúpida do mundo. Bem pode hoje dizer-se o mesmo da esquerda francesa, que ainda não conseguiu recuperar da derrota claríssima infligida por Nicolas Sarkozy a Ségolène Royal nas presidenciais de Maio de 2007, em que praticamente só Ana Gomes, confundindo desejos com realidades, vaticinava a vitória da candidata socialista. Depois disso, Ségolène e Martine Aubry envolveram-se numa luta fratricida para tomar as rédeas do partido do falecido François Mitterrand que a segunda ganharia por um punhado de votos. Os eleitores, cada vez mais enfastiados com estas guerras de Alecrim e Manjerona, penalizaram duramente o PSF.

"De nada servirá minimizar a amplitude da nossa derrota apontando outros períodos mais dolorosos da nossa história", reconheceu Aubry, numa lúcida autocrítica que não teve paralelo em todos os derrotados nestas europeias. Fica-lhe bem esta humildade: afinal os socialistas ficaram 12 pontos percentuais abaixo da UMP de Sarkozy e tiveram apenas mais 0,2% do que os ecologistas de Daniel Cohn-Bendit: uns humilhantes 16,48%. Um autêntico naufrágio, na justa definição de Les Ecos. E o segundo pior resultado de sempre dos socialistas franceses em 30 anos de eleições europeias.

Et maintenant? Não custa adivinhar que Aubry e Royal prosseguirão a sua contenda pessoal, continuando a dar todo o palco ao casal Sarkozy-Carla Bruni, pronto a amealhar novas vitórias. La France a la gauche plus bête du monde.

2 comentários

Comentar post