Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Reflexão do dia

Pedro Correia, 17.12.13

«É porque a esperança no movimento desacordista em Portugal existe que me dirijo aos demais deputados, os que não têm acompanhado esta matéria. Hão-de todos pronunciar-se no debate do dia 20. Não façais, por má-fé, o que fizestes em 2008 por desconhecimento, ao ignorardes olimpicamente uma petição de 110.000 pessoas e todos os pareceres de especialistas, à excepção de um, do prof. Malaca Casteleiro, parte interessada na matéria. Informai-vos junto dos colegas que a têm acompanhado. Dai-vos à pena de ouvir as gravações (sobretudo a da audiência aos professores brasileiros) e lede os documentos. Testemunhai os efeitos perversos da abertura dessa caixa de Pandora que foi a ratificação do 2.º Protocolo Modificativo do AO90 e da RCM 8/2011. Verificai que, batendo leve levemente, entraram nas nossas vidas os contatos e os fatos, além dos patos (por pactos), impatos (por pactos), compatos (por compactos), adetos (por adeptos), recessões (de receções, por recepções), etc. Até no Diário da República, na escrita de professores que exigem correção aos alunos não sendo eles próprios corretos nem correctos. Conferi que entre os efeitos perversos se contam a influência no domínio de outras línguas, em formas como diretion, excetion, ation (em lugar das palavras inglesas direction, exception, action). Tudo isto está amplamente documentado e tem livre curso.»

Rui Miguel Duarte, no Público

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    da Maia 18.12.2013

    LL, precisa de um travão, um "brake"?
    Se libera, não li vera aqui.
    Lê os espacinhos que separam as palavras?
    Então por que razão os coloca?
    Nem sempre "por que" é "porque"...
    ... e depois verá que as "penas dos pactos" não são iguais às "penas dos patos"!
  • Sem imagem de perfil

    Paulo Inácio 18.12.2013

    Voltando à vaca fria do almoço! Não defendo ou ataco o AO, o que me espanta é alguém escrever num jornal de referência tanta bacorada. Os exemplos dados estão completamente ERRADOS. Ou seja, as pessoas ( que se acharão doutas noutras áreas) perdem a noção do decoro ao desenvolverem um texto de opinião que só mostra ignorância.
    Não pensam? Não consultam? Não se certificam? Quando podemos nós levar a sério opinadores do nosso país que se pronunciam sobre tudo e mais alguma coisa?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.