Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Europeias (43)

Pedro Correia, 04.06.09

 

PS: O PECADO MORA AO LADO

 

Li o programa do Partido Socialista às eleições europeias.

 

Principais propostas:

- Aposta no desenvolvimento sustentável

- Defender e promover o emprego

- Regular o sistema financeiro

- 'Reorientar' a Política Agrícola Comum e a política de pescas

- Revisão profunda do Pacto de Estabilidade e Crescimento

- Uma política de imigração eficaz e justa: criação de uma Carta Europeia para a Integração de Imigrantes

- Igualdade de género

- Assegurar os direitos sindicais antes da liberdade económica

- Criação de uma Carta Europeia para os Estágios. Para que os jovens europeus que procuram emprego vejam os seus direitos garantidos

 

Comentários:

- Quando comecei a ler este programa, pensei que se tratava de um partido da oposição em vez de um partido que é governo há mais de quatro anos. Reparem só no parágrafo inaugural: "Atravessamos tempos difíceis, que nos apresentam novos desafios. Uma crise financeira sem precedentes trouxe-nos uma grave recessão económica, desemprego e receio do futuro. Simultaneamente, continuamos a enfrentar ameaças à nossa segurança, como o terrorismo e a criminalidade." Fantástica, a capacidade de autocrítica do PS.

- Entre outros objectivos de alcance planetário, os socialistas propõem-se "lutar contra as alterações climáticas". Certíssimo. Mas para esse efeito deviam ter candidatado o meteorologista Anthímio de Azevedo como cabeça de lista em vez de Vital Moreira.

- Defende-se o 'aprofundamento da democracia europeia', mas nem uma palavra sobre a consulta aos portugueses no referendo que José Sócrates prometeu em vão no programa eleitoral de 2005 e reiterou sem consequência no discurso de investidura como primeiro-ministro. Uma omissão muito significativa.

- O programa insurge-se contra as "esquerdas anti-sistémicas" - será uma referência velada ao PCP e ao BE? Um exemplo da falta de clareza do 'sistémico' discurso rosa.

- Os socialistas disparam contra o 'neoliberalismo', aproximando-se neste particular das 'esquerdas anti-sistémicas'. Os bons espíritos sempre se reencontram...

- "A Europa e o mundo têm de mudar de paradigma." Seja lá o que for que isto significa.

- O PS propõe-se "relançar a economia". Teme-se o pior.

22 comentários

Comentar post