Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Maus hábitos

Ana Vidal, 02.06.09

 

Dos políticos, já há muito tempo que não esperamos outra coisa que não seja traições, facadas nas costas e carecas descobertas, por crimes mais ou menos graves de que, prontamente, se acusam entre si com prazer visível e total ausência de vergonha. Habituámo-nos, porque nos habituamos a tudo.

 

Agora, vieram os homens das leis oferecer-nos o triste espectáculo televisivo da sua mesquinha guerra intestina, provando-nos, sem necessidade de grande argumentação, que a toga não faz o monge e que não são melhores, com todos os seus canudos e palavras caras, do que as peixeiras do Cais da Ribeira em hora de contagem de canastras. Habituamo-nos, porque nos habituamos a tudo.

 

Talvez venham um dia destes os médicos, quem sabe, acusar-se uns aos outros de assassinatos e maus tratos aos doentes, de receitas vendidas a peso de ouro ou de outras torpezas avulsas, sei lá. Habituar-nos-emos, porque nos habituamos a tudo.

 

Já não reagimos aos maus hábitos que vamos acumulando, neste torpor doentio em que caímos, todos os dias um pouco mais. E o pior de todos eles é a indiferença.

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 02.06.2009

    A questão não é essa. O que há de novo é a desunião total de uma classe que era bastante corporativa, tal como os médicos. Por isso os citei. E o que há de novo é uma peixeirada pública e em directo para todo o país, em vez da resolução de problemas internos em sede própria e à porta fechada.
    A maioria dos portugueses não percebeu patavina do que foi dito ontem e do que está em causa, porque são coisas muito específicas da Ordem. Por isso, só a ficou a mensagem da roupa suja lavada em público.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 02.06.2009

    "O que há de novo é a desunião total de uma classe que era bastante corporativa"

    Sim, mas isso é altamente positivo e merece toda a nossa satisfação e aprovação. Que a corporação se desfaça, é isso mesmo que é preciso. Que a Ordem dos Advogados se dissolva, ficamos todos contentes. À falta de partidos políticos que tenham a coragem de acabar com o Estado Corporativo, acabando com as Ordens e promovendo a associação livre e a regulação pelo Estado, ao menos que sejam as próprias Ordens a suicidarem-se.

    "uma peixeirada pública [...] em vez da resolução de problemas internos [...] à porta fechada"

    Mas se há coisa que é odiosa são precisamente essas portas fechadas. Ainda bem que a peixeirada é pública. Assim ficamos todos a conhecer melhor estes senhores. Deixamo-nos de hipocrisias e de respeitos injustificados. A roupa suja deve ser lavada em público, para que toda a gente possa ver quão suja ela está.
  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 02.06.2009

    Não tem nada que ver com hipocrisias. Concordo com a transparência, mas não com a peixeirada pública. Há assuntos que devem resolver-se à porta fechada, sim, a bem da credibilidade e da dignidade de uma classe profissional. Até porque, repito, o público não percebe nada do que está em causa. É só mais um assunto para opinarmos na rua e nos cafés, sem saber do que estamos a falar.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.