Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Europeias (39)

Pedro Correia, 02.06.09

 

PCTP/MRPP: ORGULHOSAMENTE SÓS

 

Li o programa do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses às eleições europeias.

 

Principais propostas:

- Ruptura com a actual União Europeia

- Renegociação dos termos de participação de Portugal na UE

- Semana das 30 horas para todos os trabalhadores europeus, sem perda de remuneração

- Fixação de um salário mínimo europeu

- Uniformização da legislação laboral e dos sistemas de protecção social no espaço europeu

- Luta contra o capital

- Luta contra o imperalismo

 

Comentários:

- O PCTP/MRPP confunde programa eleitoral com análise política ou ensaísmo histórico neste extenso texto em que chega a perorar sobre a "camarilha dos cabrais e dos braganças", como se estivéssemos no século XIX.

- Não há, em todo este documento apocalíptico, uma só linha de apreciação positiva da UE.

- Com menos graça do que no passado, o MRPP mantém-se fiel a um certo fraseado muito típico, de que é exemplo esta frase: "Os deputados portugueses no Parlamento Europeu, atrelados ao Presidente da Comissão Europeia da sua laia, parecem uma só família, sem que ninguém saiba o que eles lá fazem." Populismo esquerdista no seu melhor.

- "Com os milhões das 'ajudas', de 250 mil explorações agrícolas que existiam em Portugal em 1970, existem hoje cerca de 15 mil empresas na agricultura; de 100 mil pessoas a viver da pesca, hoje subsistem (e mal) cerca de 12 mil pescadores; e no sector secundário, com a adesão, perdemos mais de 80 mil operários", sublinha o partido de Garcia Pereira, para justificar a sua oposição firme à UE. Em 1970, recordo, Portugal vivia em ditadura.

- Acometido de uma irreprimível tentação nostálgica, o 'verdadeiro partido comunista dos trabalhadores portugueses' acentua: "O País económico encontra-se hoje numa situação comparativamente semelhante ou ainda pior àquela que vigorava na época em que eclodiu o 25 de Abril de 1974".

- Levando à letra este raciocínio, conclui-se que vivíamos melhor no Portugal salazarista, orgulhosamente só. Fiquei na dúvida: será mesmo esse o modelo que o PCTP/MRPP pretende recuperar?

15 comentários

Comentar post