Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Caninamente

José Navarro de Andrade, 08.08.13

O mastim que supostamente trucidou uma criança (o prudente advérbio de modo deve-se ao facto de a magistrada não ter dado como provada uma relação de causa e efeito entre as dentadas do pitbull e a morte da vítima) foi entregue no princípio deste mês, assim deliberou o tribunal, à guarda da Associação Animal.

A Sra. D. Rita Silva, responsável por esta organização, tendo todos os motivos para celebrar semelhante decisão, deu largas à sua filosofia:

“Vamos chamá-lo Mandela, porque tal como o líder sul-africano este cão também é um símbolo de liberdade. Esteve preso sete meses sem saber porquê, tal como Mandela esteve preso mais de duas décadas”.

"A ANIMAL dá SEMPRE nomes de humanos ou de outros animais aos animais que resgata. Fá-lo SEMPRE como uma homenagem."

“Desconfiamos que pode ter problemas de saúde. Depois, não excluímos o recurso a um comportamentalista animal e a uma especialista em recuperação de animais agressores.”

No contexto destas afirmações não surpreende que a senhora tenha afirmado, seriamente e sem angústias existenciais, que um cão possa ter consciência da injustiça do seu encarceramento, quem sabe se expressando com articulados uivos e latidos as suas razões. Dar ao bicho nome de gente é simbólico, ou seja, revela uma ideologia. Já dada como garantida a formidável divisão de toda a fauna terrestre entre animais sencientes e não-sencientes, anulando, assim, a vetusta distinção entre racionais e irracionais, está claro que chegou o momento de proceder à humanização de certos mamíferos, nomeadamente aqueles que foram domesticados ou, talvez em melhor concordância com o pensamento de Rita Silva, que nos domesticaram.   

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    cr 09.08.2013

    Bem visto Pedro, e como chamaria ela á cobrinha amorosa " Madre Teresa " ?
    Eu gostaria de saber realmente, é o que pensariam todos estes iluminados, se as crianças fossem filhos deles ? adorava saber, mas com verdade.
    Eu não sou contra os animais que têm tanto direito de habitar a terra como nós...mas existem francamente limites, na verdade a começar pelos donos, mas não podemos vir para aqui atirar " postas de pescada " a proteger todos os bichinhos queridos e fofinhos, pois que tal como os homens, também os há maus!
  • Caro cr, permita-me que discorde de si num ponto: não há animais bons e maus. Estes conceitos são próprios da condição humana e distinguem-na do resto da fauna. O que se espera de uma piton senão que aja como uma piton? Pondo a questão doutra maneira: o crime foi deveras cometido pelo dono da "pet shop". E a piton? Deverá ser abatida, pois constitui um perigo público, ou devolvida ao seu habitat natural.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.