Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 28.05.2009

    Fundamentalíssimo.
  • Sem imagem de perfil

    Albano Lemos Pires 28.05.2009

    Vamos a ver então se entendem. Um tratado com duzentas e muitas páginas que a maioria dos cidadãos não vai ler (sejamos realistas - nem os deputados o lêm ) não pode nunca ser transparente. O que tem de bom a Constituição Americana é, entre outras coisas, isso, o ser curta e grossa como diz o Pedro. Assim pelo menos os cidadãos deixam de ter desculpa para a desconhecerem. Um tratado com 25 páginas (a corpo 12, espaço e meio) seria um documento "transparente" na medida em que permitia aos cidadão saberem do que estavam a discutir. É que faço já aqui uma pergunta: alguém leu o projecto de Constituição Europeu que antecedeu o dito "Tratado de Lisboa"? Eu li partes e confesso que não gostei do que li - é uma trama de regras confusas em que fica mesmo bem pouco explícito quem decide o quê. E isso não é transparente.
    É difícil de entender?

    Ouro assunto: a dita OPA. Bem, não confundam o que se passou com o PRD (de que fui fundador) com o acordo MPT /Libertas. O Pedro Quartim Graça é fundador do MPT , o Paulo Trancoso Presidente da Comissão Nacional) também, eu sou militante desde 1999 e mais importante ainda: Gonçalo Ribeiro Telles continua Presidente Honorário do MPT -Partido da Terra, um partido ecologista e nada anti-europeísta . Estamos contra uma Europa em que o único órgão eleito não tem poderes e o órgão que realmente governa (a Comissão Europeia) não é eleita mas "negociada". A nossa proposta de eleição directa da Comissão Europeia bem como do Presidente da CE é até bem mais "europeísta" do que o partidos ditos europeístas defendem ... ...mas como vivemos num país em que ninguém lê nada e toma as suas posições pelo que o "cacique" local ou nacional manda são naturais estas confusões.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 28.05.2009

    Albano, a ver se nos entendemos: tenho a maior consideração pessoal por Pedro Quartin Graça e uma admiração sem limites por Gonçalo Ribeiro Teles. Nada tenho contra textos programáticos curtos. A Constituição norte-americana é, de facto, um bom exemplo - e o actual projecto de Tratado de Lisboa é um péssimo exemplo. Vinte e cinco páginas, concordo, deve ser o limite máximo para um texto deste género. A minha perplexidade deve-se ao facto de não ter encontrado praticamente nenhuma proposta do MPT para estas europeias no 'site' do partido. Opaco, portanto. Nada a ver com OPA.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.