Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A 6 de Maio de 2013 o FC Porto precisava de dois improváveis acontecimentos para ser Campeão Nacional: que Benfica não ganhasse ao Estoril e que o próprio FC Porto ganhasse na difícil deslocação a Paços de Ferreira. Exactamente um mês depois, Licá (ex-Estoril), Carlos Eduardo (ex-Estoril) e Josué (ex-Paços de Ferreira) já são jogadores do Porto, e Paulo Fonseca (ex-Paços de Ferreira) foi hoje anunciado como seu novo treinador. O Estoril recebeu €2,8M e o Paços de Ferreira €1,5M. Já o Benfica prepara-se para roubar Steven Vitória ao Estoril, facto assumido há muito pelo próprio jogador, a custo zero, aproveitando o fim do contrato, privando o Estoril de um dos seus maiores activos.
É moralmente censurável o que fez o FC Porto? É! Mas a deontologia do futebol não chega aqui. O que conta é que o FC Porto festejou o seu 27.º título e que o Benfica recolheu as faixas do 33.º.

É preciso aprender que o futebol é xadrez e as jogadas mais eficazes nem sempre são as mais previsíveis. A Direcção do Benfica não pode continuar a falar neste aspecto.

Tags:


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Moura a 06.06.2013 às 15:05

e quantos milhões deu o porto ao benfica?
Sem imagem de perfil

De Sergio a 08.06.2013 às 01:12

Então, o caro André está a pressupor que o FC Porto como que "comprou" as motivações do Estoril e do Paços de Ferreira.
Visto que ao Benfica bastaria ganhar ou, pelo menos empatar no Dragão, aquilo que se pergunta é: "Quanto ganhou o SLB para deixar o FC Porto passar à frente??".
Ou estavam à espera que o Paços, depois de uma brilhante época e de ter atingido os seus objetivos e, merecidamente ter passado a semana anterior em festejos, fosse capaz de fazer aquilo que o Benfica raramente foi capaz de fazer nos últimos anos - ganhar ao Porto?
60 jogos, uma derrota e tinha de perder logo no jogo que lhe podia dar o título? Meu amigo, isto é PORTO, até podiam substituir o Paços pelo Barça, para ganhar o campeonato, ganhávamos na mesma!!
Sem imagem de perfil

De da Maia a 06.06.2013 às 15:28

Hmmm.... quando se salta por cima e as peças passam a ser da nossa cor, chama-se Otelo (ou Reversi).

Pois então o FCP (é um abuso chamar Porto) fez dois Paços, jogando o último jogo com dois treinadores - com o treinador do Natal passado, e o treinador do Natal futuro?

Pois, na peça de Shakespeare, Otelo era um "mouro" ao serviço de Veneza, tal como Paulo Fonseca será um "mouro" do Barreiro. Vamos lá ver se o Natal futuro não traz um Iago aziago, e ainda vem lá Cássio.
Imagem de perfil

De André Couto a 06.06.2013 às 16:09

Obrigado pelo seu testemunho!
Um abraço!
Sem imagem de perfil

De Tiago Torre a 06.06.2013 às 15:45

As desculpas e as tretas que se inventam para justificar a incompetência e a ausência de uma mentalidade de vencedor. Tiverem o campeonato na mão. Em casa primeiro e no Dragão na jornada seguinte. No primeiro se calhar pensaram que o Veiga ainda era administrador e que o jogo era no "Allgarve". É este tipo de jogada de xadrez a que se refere? No segundo, em casa do príncipal rival, com a hipótese de fazer a festa, o empate chegava. Pena é que quem joga para o empate arrisca-se a perder.
Já agora faça um post sobre as derrotas nas finais. Que teoria arranjará para as justificar? Quem terá manobrado na sombra para o Benfica perder? Sim, porque o SLB só pode perder quando forças superiores conjeminam para que tal suceda.
Acorde.
Imagem de perfil

De André Couto a 06.06.2013 às 16:11

Não vou entrar nessa discussão.
Em última análise este post é um elogio ao adversário directo, que a sua cegueira clubistica não permitiu descortinar. Obrigado pelo seu testemunho.
Um abraço!
Sem imagem de perfil

De cr a 06.06.2013 às 16:34

André a sua resposta a Tiago Torre, merece o meu aplauso pela educação e tolerância.
(como eu gostava de ser assim )
Imagem de perfil

De André Couto a 06.06.2013 às 16:53

Obrigado, CarA cr,
Atrás de um computador tudo é mais fácil, tanto virarmos heróis de teclado, como manter calma, uma vez que não há visualização e podemos sempre respirar fundo, ou ir correr uma horinha, antes de responder... :)
É ir tentando! LoL! Obrigado!
Sem imagem de perfil

De cr a 06.06.2013 às 17:03

Oh André é uma tarefa tão difícil e árdua (desabafo), nem mesmo o factor inibidor do computador pode ajudar. Quando dou por isso já " soltei " todos os meus cães e eles em segundos já causaram tantos estragos que não é fácil contabilizar.
Enfim, por isso fico sempre com um pouco de inveja (reconheço)quando alguém responde assim com tanta serenidade.
Imagem de perfil

De André Couto a 07.06.2013 às 01:20

cr, então falta-lhe o factor corrida! Com o tempo ficará tão zen que deixará de precisar de correr... :P
Zangar e perder tempo com certa gente é um desperdício de energia, para além de que lhes estará a fazer a vontade, que é o que querem!
Sem imagem de perfil

De Tiago Torre a 07.06.2013 às 17:29

A minha cegueira clubística?
O senhor lê o que escreve?
O senhor insinua que o FCP fez algo de censurável ao comprar os favores de dois clubes de futebol através de umas transferências de fim de época, clubes que ainda tinham uma palavra a dizer na decisão do campeonato.
Ou estarei a interpretar mal? O elogio que fala é porque o SLB não entra no mesmo jogo porque é um clube de "virgens" em vez de usar as mesmas armas?
PS: A conversa de que atrás de um ecrã é fácil é muito boa sobretudo vinda de quem escreve num blog. E atenção que não há nada de errado nisso e eu sou leitor deste blog mas acho divertida essa observação.
Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Luís Lavoura a 06.06.2013 às 18:04

Não percebo o que fez o Futebol Clube do Porto de censurável. Pode explicar devagarinho?
Imagem de perfil

De André Couto a 07.06.2013 às 00:50

Posso, claro!
N-a-d-a! Bem pelo contrário, é simples.
Este texto é uma crítica interna à Direcção do Benfica.
Um abraço! :)
Sem imagem de perfil

De AF a 11.06.2013 às 17:40

"É moralmente censurável o que fez o FC Porto? É!"

Então em que ficamos? Fez ou não fez o F.C. Porto algo de censurável, na sua opinião?
Sem imagem de perfil

De William Wallace a 07.06.2013 às 01:24

Na minha modesta opinião enquanto os adeptos benfiquistas pensarem da forma que explana terão garantidos muitos anos de derrotas.
Uma vez (na ressaca do 1º campeonato do tri ) acerquei-me de um grupo de 3 benfiquistas que falavam mal de LVF e dei a minha modesta opinião de que LFV tirou o Benfica do charco em que estava dando-lhe alguma estabilidade financeira e recuperando o crédito (não só o financeiro) da instituição , um pouco como o actual presidente do Sporting "pretendia" fazer e acho que por momentos os pus a pensar!?
Os argumentos que usa para "elogiar" a superior capacidade de Trabalho , Sacrifício , Vontade e HUMILDADE do F.C.P . são apenas e só o corolário de todo um trabalho , a face visível de quem planeia e define uma estratégia a médio prazo e tenta nunca se desviar da mesma dentro do possível.
Podia você acrescentar que o tabu treinador de PC resultou no facto de que o Benfica fosse aparentemente obrigado a voltar a contratar JJ.
Concerteza lembra-se de inúmeros atletas e treinadores que passaram pelo S.L.B . e não renderam e chegados ao F.C.P . eis que rendem desportivamente e financeiramente , provavelmente a água das Antas faz milagres ou então é mesmo o que disse acima : Trabalho , Sacrifício , Vontade e HUMILDADE por isso digo-lhe que a certo ponto da época já não conseguia ouvir o treinador do "meu" F.C.P . falar de erros de arbitragem e embora fosse daqueles que esperava que continua-se porque foi parte significativa na vitória aceito a sua saída pacificamente e espero que o próximo tenha pelo menos os mesmos sucessos que VP.
Acredite no que lhe digo , enquanto a comunicação social não for isenta , não cobrir de forma quase obsessiva o F.C.P . e alguns continuarem a ter atitudes completamente facciosas só vendo para um lado e comportamentos desrespeitosos para com a maioria das outras equipas e o F.C.P . não perder a matriz dos seus valores provavelmente continuaremos a ganhar mais do que o que perdemos.
Imagem de perfil

De jpt a 07.06.2013 às 04:03

Não sendo eu crente na santidade do mundo do "dragão" (o que aliás seria um paradoxo) não percebo o verdadeiro sumo deste postal. Em que se fundamenta dizer, aqui, que é "moralmente censurável ...o FC Porto"? Ter contratado jogadores do Estoril? Ter contratado (melhor dizendo, recuperado, pois já tinha metade da licença desportiva) um jogador do Paços que se destacou ao longo da época? Ter contratado um treinador que levou o Paços ao 3º lugar?
Hum ... o postal não tem fundamento.
Imagem de perfil

De André Couto a 07.06.2013 às 18:01

Este texto é uma crítica à Direcção do Benfica.
Um abraço!
Sem imagem de perfil

De Serenamente a 07.06.2013 às 19:26

Vamos aguardar as cedências de jogadores do FCP para os clubes da área nortenha e perceber-se-à mais qualquer coisa. Entenderia-se ainda mais se pudessemos saber as condições dessas cedências.
Imagem de perfil

De Equipa SAPO a 07.06.2013 às 21:42

Boa noite,

O seu post está em destaque na área de Opinião da homepage do SAPO.

Atenciosamente,

Catarina Osório,
Gestão de Conteúdos e Redes Sociais - portal SAPO
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.06.2013 às 00:08

Os caes ladram e a caravana passa pela 2 circular
Sem imagem de perfil

De José Martins a 08.06.2013 às 01:30

Caro A. Couto.
Refere várias vezes que o seu post é uma crítica à direção do SLB. Poderia ser só isso se não tivesse colocado a pergunta, sobre a moralidade do que o Porto fez. A verdade é que o FCP não fez nada e, diga-se em abono da verdade, já não contava com nada. Foi o SLB que perdeu os 4 pontos que tinha de avanço, que perdeu a UEFA e que perdeu a Taça.

Como observador isento (não sou SLB nem FCP), digo que desta vez não foi o FCP que ganhou o campeonato, mas sim o SLB que o ofereceu. Desta vez não foi a grandiosidade dum ou de outro que esteve em jogo, mas sim a fraqueza de um homem que falhou nos momentos decisivos.

Bom fim-de-semana.

Comentar post


Pág. 1/2



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D