Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Europeias (24)

Pedro Correia, 19.05.09

 

 

DEZ TEMAS PARA DEBATE

 

Vêm aí mais debates entre os candidatos dos diversos partidos às europeias. Deixo aqui dez sugestões de temas que justificam discussão.

 

1. A Turquia deve entrar na União Europeia? Antes ou depois de solucionada a questão de Chipre? Quanto custará a adesão turca a cada contribuinte português?

2. A União Monetária deve prosseguir? E em que moldes? Os efeitos da crise foram ou não agravados pela existência da moeda única? Portugal deve abandonar a zona euro?

3. O Tratado de Lisboa deve entrar em vigor mesmo na hipótese de um novo chumbo em referendo na Irlanda? O que vale mais para a Europa - este documento que por enquanto não passa de letra morta ou a vontade expressa dos eleitores irlandeses?

4. O Pacto de Estabilidade e Crescimento deve ser revogado? Este pacto potenciou os efeitos da crise nos países da União Europeia?

5. Deve ser aprovada uma nova Agenda de Lisboa, que privilegie as políticas sociais e a criação de emprego?

6. Que política de imigração deve adoptar a União Europeia? Faz sentido reequacionar os critérios que levaram à adopção do Espaço Schengen?

7. Deve ser renovada a Aliança Transatlântica, pilar das relações entre a UE e os Estados Unidos? Faz sentido acelerar a criação de um exército europeu em prejuízo da cooperação militar com Washington?

8. A UE deve continuar a reger-se pelo princípio da intergovernabilidade ou deve privilegiar o reforço dos poderes efectivos do Parlamento Europeu?

9. Durão Barroso foi um bom presidente da Comissão Europeia? Em caso afirmativo, destacou-se em que domínios? Em que caso negativo, o que fazer para o desalojar de Bruxelas?

10.  A União Europeia deve ampliar-se para lá das fronteiras históricas do continente europeu? E até onde?

 

Gostava de ver estes temas debatidos pelos cabeças de lista. Até para perceber se cada um deles tem um pensamento minimamente estruturado a propósito destas questões. Apostaria que não. Mas admito estar enganado.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 19.05.2009

    Obrigado pela achega, caro Rui. Vou ver e ouvir com todo o interesse até porque simpatizo com esta (e algumas outras) 'pequena candidatura'. Os pequenos de hoje podem ser os grandes de amanhã.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.