"Some things in life are bad, They can really make you mad"
Esta noite estive a ver o Câmara Clara. No canto superior esquerdo, por baixo de RTP2, estava escrito "Último". Nesta edição especial sucederam-se, em imagens bem escolhidas, escritores, poetas, arquitectos, ensaístas, dramaturgos, actores, realizadores, encenadores, bailarinos, historiadores... Eram pequenos excertos das interessantes entrevistas que pudemos ver ao longo de anos de produção de um programa que nos dizem que era caro. Alguns dos que passaram por lá faleceram entretanto: Manuel António Pina, Fernando Lopes, entre outros.
A inteligência dos autores ficou bem marcada ao demonstrarem-nos o erro que é acabar com este programa. Foi uma espécie de: "estão a ver? É isto que vão deixar de poder ver, diária e semanalmente".
Aquilo a que chamamos cultura, mas a que podíamos chamar vida, vai continuar a acontecer. Mas já não vamos ter o Câmara Clara para a mostrar, para nos despertar para uma exposição, um livro, uma música. Para isso continuamos a ter os jornais, as revistas, outros meios, dirão. Sim, mas a televisão, a tal que ainda é pública e que é, para muitos, o único meio disponível, fica bem mais pobre.
Parece-me não ter sido por acaso que, para terminar o programa, e em jeito de despedida, foi escolhido o tema musical da última cena de Life of Brian. Entre o absurdo de certas decisões e o absurdo dos Monty Python nós preferimos este último.