Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A crónica miopia dos idiotas úteis

Pedro Correia, 06.08.12

 

O primeiro-ministro sírio, Riad Hijab, desertou e juntou-se à oposição em protesto contra os "crimes de guerra e genocídio" que o déspota de Damasco continua a cometer naquele país, submetido há 40 anos ao poder tirânico da família Assad, espécie de monarquia que ousa proclamar-se republicana. Nas últimas semanas, tem sido imparável a fuga de diplomatas, oficiais e até membros do Governo de Assad II para os países vizinhos, sinal inequívoco de que o regime tem os dias contados. O próprio Hijab aguentou apenas seis semanas em funções antes de abandonar o país.

 

Enquanto isto sucede, este defensor tuga das ditaduras "socialistas", fazendo da escrita uma espécie de Omo que lava mais branco, elogia o "laicismo sírio" e anseia por ver o regime de Damasco premiado com medalhas olímpicas.

 

Desde o início da actual revolta contra Assad II, em Março de 2011, quando a polícia reprimiu um protesto estudantil, já se registaram 17 mil mortos, segundo as Nações Unidas, e cerca de 300 mil pessoas abandonaram o país, escapando à escalada repressiva de um regime que nunca olhou a meios para alcançar os fins. Como ensinou o camarada Estaline, a morte de uma pessoa é uma tragédia enquanto a morte de milhares ou milhões é uma simples estatística. E, apesar das deserções, nunca faltam cúmplices de plantão, companheiros de caminho, idiotas úteis prontos a ocultar as mais gritantes evidências. Por inabalável miopia crónica - na melhor das hipóteses. Coniventes com quem pratica os crimes e não com as vítimas desses crimes.

20 comentários

Comentar post