Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Para acabar de vez com a cultura? (3)

Ana Vidal, 11.07.12

 

Quando perguntaram a Churchill quanto cortaria na cultura em nome da austeridade, a resposta foi esta: "Nada! Se cortássemos na cultura, o que nos faria lutar a seguir?"

 

Em Portugal, a verba para a cultura não chega sequer a 1% do Orçamento de Estado. Dispensamos um Ministério (bah, para que servem essas esquisitices?) e mesmo a Secretaria de Estado deve estar em hibernação prolongada, porque nunca mais deu notícias. Obcecados com a austeridade, os nossos governantes parecem não perceber uma coisa tão simples como isto: um país sem uma sólida identidade cultural e um ensino de qualidade não pode evoluir, não tem futuro. Muito menos numa Europa agonizante e dominada pelos gurus da economia. Talvez seja esta, afinal, a explicação para a nossa tão falada imobilidade: não temos por que lutar.

 

Nota: Eu sei, Woody, passo a vida a roubar-te os títulos. Desculpa lá o abuso.

 

Adenda: Nem de propósito, este impressionante desabafo que encontrei aqui. Sintomático.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 11.07.2012

    Luís Lavoura, read my lips: eu não sigo gurus, sejam de esquerda ou direita, e muito menos papagueio o que dizem.
    Sei muito bem o que escrevi: exactamente porque nos outros aspectos tudo se dilui (e nada tenho contra o federalismo, parece-me até que será a única hipótese de sobrevivência deste modelo europeu, se é que ainda há alguma hipótese) é que a identidade cultural de cada país deve ser cuidada. É o que pode distinguir os países uns dos outros, preservando a sua memória histórica e os seus valores. As migrações são inevitáveis e introduzem novos hábitos, mas não têm necessariamente de alterar os fundamentos de uma cultura.
  • Imagem de perfil

    Tiago Cabral 11.07.2012

    A base cultural que a Ana fala está a ser substituída pela bandeirinha em punho em frente a um qualquer televisor. O povo quer-se estúpido, manso e pouco informado, não vá de repente querer levantar alguma dúvida. O empobrecimento do país está a ser, acima de tudo, cultural.
  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 11.07.2012

    Não vou tão longe, Tiago, já não vivemos em ditadura. Não acho que seja intencional, é ignorância mesmo. E não sei o que é pior, acredite.
  • Sem imagem de perfil

    fernando antolin 11.07.2012

    Não vivemos em ditadura, Ana. Vivemos em democratura... não sei o que será melhor...
  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 11.07.2012

    Esta democracia está a dar tristíssimos resultados, concordo. Foi concebida para seres honestos, equilibrados e justos, e estamos todos tão longe desse modelo de perfeição...
    Apesar disso, Fanas, não conheço outra forma de organização de sociedades que seja melhor.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.