Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Three blind mice

Ana Vidal, 21.04.09

  

Sobreviventes de Auschwitz encontram-se na Internet

Três prisioneiros do campo de concentração nazi de Auschwitz encontraram-se pela primeira vez em Israel, depois de se descobrirem na Internet. Ainda têm tatuados nos braços os números de identificação, que os levaram a uma descoberta espantosa: os três números são seguidos.

De vez em quando, neste anestesiado mundo em que vivemos, aparece uma história extraordinária que nos faz levantar a sobrancelha, nos arranca um sorriso ou uma lágrima, nos faz questionar essa estranha abstracção a que chamamos acaso. Esta é uma dessas histórias.

 

Não é pelo facto de três homens com um passado (in)comum se terem encontrado através da net,  já que isso é vulgar, hoje em dia. Mais ainda, se existem interesses e experiências a partilhar que justifiquem uma pesquisa. Não é pelo facto de estes três homens terem combinado uma peregrinação de saudade, de desagravo ou de salvação, ao paraíso perdido cujo espírito os terá, talvez, mantido vivos e conduzido, por entre insuportáveis memórias, a uma qualquer possibilidade de paz.

 

O que é extraordinário nesta história é que estes homens tenham chegado a Auschwitz exactamente no mesmo momento, tenham tido os braços marcados com minutos de intervalo, tenham vivido juntos as mesmas experiências aterradoras e se tenham salvo, sem nunca mais se encontrarem ou saberem uns dos outros. Até agora. Três números seguidos, três figuras desamparadas numa longa fila de condenados. Números que ficaram gravados a ferro e fogo, a impedir para sempre a benção do esquecimento. Novos nomes, vidas refeitas, esperanças renascidas. E, sessenta anos depois, a descoberta de uma partilha tão terrível como íntima.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 22.04.2009

    Não minimizo a crise, Sara, e sei que há muitos portugueses em grandes dificuldades. Mas ao pé disto...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.