Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Europeias (7)

Pedro Correia, 21.04.09

 

 

CINCO CANDIDATOS NA RTP

 

Por uma vez, houve debate no Prós & Contras. Os cinco cabeças de lista dos partidos portugueses representados no Parlamento Europeu confrontaram ideias e propostas, sob a moderação de Fátima Campos Ferreira, muito mais tolerante para os representantes do PS e do PSD, Vital Moreira e Paulo Rangel, do que para os candidatos dos "pequenos" partidos - Nuno Melo (CDS), Ilda Figueiredo (PCP) e Miguel Portas (BE).

Fica aqui, em síntese, a minha apreciação deste debate. Candidato a candidato.

 

ILDA FIGUEIREDO

O melhor. Foi a única, entre os presentes, que lembrou a quebra da promessa eleitoral do PS, na campanha para as legislativas de 2005, de realizar um referendo europeu: "Tiveram medo do voto do povo."

O pior. O recurso aos tradicionais chavões comunistas, repassados de demagogia, sobre a necessidade de construir a "Europa dos pobres". Já não há paciência.

A frase. "Isso são guerras de Alecrim e Manjerona, para iludir o essencial." (Para Vital Moreira e Paulo Rangel)

 

MIGUEL PORTAS

O melhor. Questionou a independência do candidato socialista, incomodando-o visivelmente: "A autonomia de Vital Moreira não se compara à autonomia de Manuel Alegre, que é capaz de votar contra o Código do Trabalho e a favor dos professores."

O pior. Irritou-se sem necessidade quando Vital o acusou de ser anti-europeísta, já quase no fim do debate.

A frase. "Vital Moreira tem um problema com a realidade. Não vive neste mundo."

 

NUNO MELO

O melhor. Exigiu "autenticidade" ao PS, questionando as candidaturas simultâneas de Ana Gomes e Elisa Ferreira às europeias e às autárquicas. Lançou outro tema importante: a baixíssima execução em Portugal das verbas comunitárias no âmbitro do QREN (quadro de referência estratégico nacional).

O pior. Demasiada sintonia com o PSD, seu concorrente directo nestas eleições.

A frase. "O ministro Manuel Pinho disse, em 2006, que a crise tinha acabado."

 

PAULO RANGEL

O melhor. Lembrou o passado anti-europeísta de Vital Moreira, que em 1982, quando era deputado do PCP, chegou a considerar "anticonstitucional" a adesão de Portugal à Comunidade Europeia.

O pior. Afirmou que "boa parte dos comissários europeus são socialistas", o que não é verdade. Sintonia total com o PS relativamente ao Tratado de Lisboa.

A frase. "Vital Moreira não foi escolhido para resolver um problema ao PS. Foi escolhido para criar um problema ao PS."

 

VITAL MOREIRA

O melhor. Lembrou que PSD e CDS integram juntos, na Europa, a bancada do Partido Popular Europeu. E que o PCP e o Bloco de Esquerda, também em conjunto, integram a bancada da Esquerda Unitária Europeia. Tentou captar votos à esquerda, pronunciando-se contra o "capitalismo desregulado".

O pior. Foi incapaz de fazer uma apreciação do mandato de Durão Barroso, que está desde 2004 à frente da Comissão Europeia.

A frase. "A nossa crise é inferior à de muitos outros países."

 

48 comentários

Comentar post

Pág. 1/2