Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Últimas Ceias #3

por Ana Vidal, em 05.04.12

Introdução: Porque tenho uma infinidade de "últimas ceias" e o tempo até à Páscoa já é curto, tive de escolher só algumas. Decidi dividi-las por temas. O de hoje é "A Última Ceia no CINEMA".


Como o Zé Navarro de Andrade já referiu no primeiro post desta série, o magnífico fresco de Leonardo, sendo embora uma representação inicialmente cristã, deu início a um simbolismo que ultrapassaou há muito o domínio da religião. Cito-o: a última Ceia, com o passar das eras, veio a consolidar-se enquanto uma das fundações do que genericamente se apelida de civilização Ocidental. A partir dessa cerimónia estabelecemos que o elo supremo entre os humanos está em partilhar o pão e o vinho; assim como partilhar o pão e o vinho à mesa, se tornou um gesto cultural que designa os momentos decisivos de uma vida. A mesa é um palco de emoções em que as defesas abrandam e os sentidos reinam, potenciando por isso, consoante o momento, cumplicidades e intrigas, tensões e bonomias, pactos e rupturas, enfim, amores e ódios. Não é por acaso que muitos negócios são feitos à mesa, como não é por acaso que as grandes decisões são normalmente precedidas ou seguidas de uma refeição especial, que as sela e comemora. Solenidade e ritual, dois elementos essenciais ao equilíbrio instável das relações humanas. E o cinema, seu espelho natural, não podia deixar de fora este potencial simbólico. O poderoso jogo de forças em volta de uma mesa é matéria irresistível para qualquer cineasta.

 

The Sopranos Last Supper (Annie Leibowitz)

 

A aclamadíssima Annie Leibowitz fotografou, em 1999, o elenco dos Sopranos em pose de Última Ceia, com Tony ocupando o lugar central e Livia, a pérfida matriarca, o de Judas. Os outros serão meros peões, ou mais do que isso? Observem-nos bem.

 

Star Wars Last Supper (Eric Deschamps)


Eric Deschamps pintou este quadro para a revista Giant, para celebrar a saga epico-futurista que encantou o mundo. Nas próprias palavras do pintor, "As personagens foram escolhidas pela Giant e tinham de ocupar determinados lugares, o que me dificultou a tarefa. Eu teria preferido Boba Fett como Judas em vez de Han Solo ou Chewbacca, e acabei por deixá-los numa posição mais dúbia, mais interpretativa. Tive de afastar-me um pouco das poses do original, para conseguir arrumar todas as personagens."

 

Hollywood Last Super

 

Esta é uma das inúmeras "Hollywood Last Supper" que existem. Não conheço o autor, mas escolhi esta pela curiosidade da colocação de peças neste inesgotável puzzle: aqui é Marilyn Monroe que ocupa o lugar de Cristo, talvez por ter sido igualmente "sacrificada", no seu caso à fama e à celebridade. Sabe-se lá porquê, é Clark Gable quem assume o indesejado lugar de Judas.

 

Mas há mais, e muito melhor, se passarmos das imagens ao video. Deixo-vos com três exemplos eloquentes de refeições decisivas no Cinema, tirados de três dos meus filmes de eleição: Brutti, Sporchi e Cattivi (Ettore Scola), Des Hommes et des Dieux (Xavier Beauvois) e American Beauty (Sam Mendes). Sigam os links. Vale a pena perder algum tempo a vê-los, garanto.

 

Adenda: Viridiana (Luis Buñuel), por sugestão do Pedro Correia. E mais dois de que me lembrei entretanto, para quem tiver tempo e paciência: Babette's Feast (Gabriel Axel) e Festen (Thomas Vinterberg). Finalmente, uma pérola da comédia para aliviar: History of the World (Mel Brooks)


13 comentários

Imagem de perfil

De José Navarro de Andrade a 05.04.2012 às 19:06

Lindo, Ana. Quase poderíamos estar aqui uma vida inteira que o tema é inesgotável.
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 06.04.2012 às 02:34

É mesmo. Pelo menos até à próxima Páscoa acho que não repetia imagens... :-)
Imagem de perfil

De João Carvalho a 05.04.2012 às 19:08

Excelente. Podias consagrar com tags.
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 06.04.2012 às 02:34

Já está, João. Obrigada.
Imagem de perfil

De Ivone Mendes da Silva a 05.04.2012 às 19:10

Lindo, Ana. A Páscoa no Delito é muito boa.
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 06.04.2012 às 02:37

É o que se pode arranjar, Ivone. Coelho já temos, vamos fazendo as omeletes. Sem ovos. :-)
Imagem de perfil

De José António Abreu a 05.04.2012 às 19:23

Muito, muito bom. Deixo já a sugestão de que tu e José Navarro façam uma série de representações do presépio no Natal. :)
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 06.04.2012 às 02:37

Quem sabe, Jaa? É bem possível.
Sem imagem de perfil

De maria madeira a 05.04.2012 às 21:39

Adorei a frase 'A mesa é um palco de emoções em que as defesas abrandam e os sentidos reinam'.
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 06.04.2012 às 02:49

Obrigada, Maria.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 06.04.2012 às 02:26

Muito bem, Ana. Mas falta-te aqui um filme fundamental da história do cinema em que a Última Ceia ocupa igualmente um lugar-chave: a fabulosa 'Viridiana', de Luis Buñuel.
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 06.04.2012 às 02:46

Tens razão, não me lembrei do Buñuel. E acabei de lembrar-me de mais dois fantásticos exemplos, por sinal ambos dinamarqueses: "A Festa", do Vinterberg , e "A Festa de Babette", de Gabriel Axel. Mais duas refeições decisivas, mais dois belos filmes. Haverá muitos mais, claro.
Sem imagem de perfil

De AEfetivamente a 06.04.2012 às 12:54

Adorei "Hollywood Last Supper", não conhecia. Post de absoluto interesse. E aproveito para desejar uma boa páscoa aos Delituosos. :)

Comentar post



O nosso livro






Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D