Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os Meus Carros (5)

por João Carvalho, em 30.03.12

 

O Citroën Ami 6 Break Confort era ronceiro e de baixos consumos, em contraste com os Prinz 1000 anteriores lá de casa.

Creio que foi aí pelos finais da década de 60. Era branco-sujo, com estofos pretos. Tinha o seu quê de divertido, isso o Ami 6 tinha, e aquela versão Break era muito mais parecida com um automóvel normal do que a versão Berline, cujo estranho corte do óculo traseiro não contava com uma aceitação que pudesse considerar-se razoável: os poucos adeptos constituíam a explicação óbvia para haver muito mais Breaks do que Berlines.

 

 

 

Porém, o Ami estava longe de ser perfeito, mesmo no seu estreito segmento. Lembro-me perfeitamente, por exemplo, de não haver qualquer justificação (excepto o da gaffe de concepção) para a dureza do pedal do acelerador. A força desmedida requerida pelo acelerador contrastava escandalosamente com a velocidade vertiginosa que o carro se recusava a atingir, por muito que lhe pedissem para andar mais um bocadinho.

A abertura horizontal das janelas era outro problema, porque o arejo permitido no interior, se necessário, mostrava-se totalmente insuficiente. Este problema, associado à capota em fibra de vidro (característica de outros Citroën, como os prestigiados "Boca-de-Sapo"), tornava o habitáculo infernal, quando o carro ficava sob o sol do Verão.

Recordo-me que a minha irmã mais nova, numa dessas situações, esteve à beira de uma insolação que só por um feliz acaso não terminou em drama — mas pouco faltou — quando estávamos parados na estrada à espera da reabertura de uma cancela dos caminhos-de-ferro.

Enfim: naquela época, foi um carro bem diferente, entre todos os que passaram lá por casa.

 


12 comentários

Imagem de perfil

De José Navarro de Andrade a 30.03.2012 às 12:06

Linda esta tua série! Deste lembro-me que em cada curva era como se sentíssemos o movimento de rotação da terra - oferta da prodigiosa suspensão Citröen. E o barulho do motor? Uma espécie de sopro agudo, tipo secador de cabelo em mais dançante.
Imagem de perfil

De João Carvalho a 30.03.2012 às 12:19

Eheheh... Vejo que te lembras bem deste.
Sem imagem de perfil

De Nelson Reprezas a 30.03.2012 às 13:57

Prezado João Carvalho
Apesar de ser leitor assíduo (desde sempre) do «Delito», não me dei conta de que o João tinha iniciado uma série a que chamou de «Os meus carros». Entretanto, eu próprio iniciei uma série idêntica no meu blog a que dei exactamente o mesmo nome, fui ao ponto de, tal como o João, acrescentar o número de ordem do carro entre parêntesis. Fui confirmar e percebo agora (que já vou no meu nr 4 e penso escrever hoje o nr . 5 - um temível NSU TT) :))) que o João começou a série antes de mim.

Em face do que referi queria pedir-lhe desculpa daquilo que parece uma eidente apropriação do título e perguntar-lhe com toda a franqueza:

- Importa-se que eu mantenha o meu título, ainda que igual ao seu? Se se importar não tenho dúvida nenhuma em fazer a necessária alteração. Se não se importar, mantenho o título genérico (porque gosto dele) e farei uma pequena observação, aludindo precisamente ao facto de eu ter seguido, inadvertidamente, o seu título. Uma vez mais as minhas desculpas e aguardo o seu comentário.

Nelson Reprezas
Imagem de perfil

De João Carvalho a 30.03.2012 às 14:21

Acho que deve continuar e nem precisa de fazer qualquer observação a aludir à coincidência, meu caro. Fico até satisfeito por confirmar que há coincidências e, já agora, continuemos a disputa, até porque o seu TT é coisa séria ao lado dos meus modestos 1000S e 1000C.

Um abraço.
Imagem de perfil

De João Pedro a 30.03.2012 às 23:16

Também conhecido pela bizarra alcunha de "ora bolas".
Imagem de perfil

De João Carvalho a 31.03.2012 às 11:17

Se V. tivesse seguido o segundo link que coloquei, já teria dado com os dois Ora-Bolas que aqui trouxe.
Imagem de perfil

De João Pedro a 31.03.2012 às 18:24

Ups, é verdade! Apenas acrescentei uma redundância...
Imagem de perfil

De Laura Ramos a 31.03.2012 às 00:19

Hum... será que afinal o Mégane é um revivalismo deste modelo da concorrência? Aquela traseira... :)
Sem imagem de perfil

De insulas ocidentaes a 31.03.2012 às 00:26

Muito simples,mas muito fiáveis.
cumprimentos.

Comentar post



O nosso livro



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2009
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D