Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Não há coincidências (16)

Ana Vidal, 04.03.12

Na história da música ligeira, dificilmente uma canção terá levantado tanta polémica e acusações de plágio quanto Viva La Vida, da famosa banda inglesa Coldplay. A canção foi a estrela maior do quarto álbum da banda, Viva la Vida or Death and All His Friends, gravado entre 2006 e 2009 e considerado um turning point da banda depois dos três primeiros álbuns que, segundo o vocalista Chris Martin, podem ser considerados como uma trilogia. O longo tempo de gestação do álbum ficou a dever-se a várias interrupções e pausas de gravação, entre as quais uma tournée pela América Latina no início de 2007, com espectáculos ao vivo no Chile, Argentina, Brasil e México. A canção Viva La Vida contém referências históricas e religiosas (influências hispânicas que a banda atribui a essa passagem pela América Latina e por Espanha), e foi apresentada no episódio "Million Dollar Maybe" da série Os Simpsons. Lançada em 12 de junho de 2008 (foi o segundo single do álbum), teve desde logo um assinalável sucesso crítico e comercial, atingindo o topo da UK Singles Chart e da Billboard Hot 100 e tornando-se o primeiro single da banda a atingir o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos. A canção venceu o prémio de Canção do Ano no 51º Grammy Awards em 2009. É a sexta canção com mais downloads digitais pagos, atingindo a marca de 4 milhões. O álbum vendeu 300.000 cópias em três dias.

 

Viva La Vida - Coldplay (2008)

 

Mas o estado de graça de Viva La Vida em breve se desvaneceu. A primeira acusação de plágio, objecto de uma acção em tribunal, partiu de uma banda americana pouco conhecida chamada Creaky Boards, que reclamava para si a autoria da música. Ironicamente, a canção dos Creaky Boards tinha o nome de The Songs I Didn’t Write. Andrew Hoepfner, o vocalista, alegou que Chris Martin tinha ouvido a música num show ao vivo em Nova Iorque, em Outubro de 2007. A banda chegou a lançar na net um vídeo-clip no qual compara secções de ambas as canções. Os Coldplay negaram acusação, através do porta voz da banda, Murray Chambers, que afirmou categoricamente que Chris Martin estava a trabalhar no AIR Studios, em Londres, na data alegada. Afirmou ainda que uma versão demo de Viva la Vida tinha sido gravada em Março de 2007, meses antes da actuação dos Creaky Boards. Conscientes de que seria uma luta em tribunal de David contra Golias, os Creaky Boards acabaram por retirar a acusação, beneficiando da publicidade que o assunto gerou. Como saída airosa, sugeriram que ambas as canções poderiam ter sido inspiradas pelo videogame The Legend of Zelda.


The Songs I Didn’t Write (2007)- Creaky Boards 

 

Mas a sombra do plágio não estava afastada para Viva La Vida. Em Dezembro de 2008, arrumado o assunto com os Creaky Boards, foi o guitarrista Joe Satriani quem requereu para si a autoria da música com uma ação de processo de violação de direitos autoriais contra os Coldplay, em Los Angeles. O processo alegava que a canção incorpora "substanciais partes originais" da faixa instrumental If I Could Fly, do seu álbum de 2004 Is There Love in Space?. Uma vez mais a banda negou vigorosamente a acusação, alegando que as semelhanças eram "mera coincidência". Em 14 de Setembro de 2009, o caso foi julgado pelo California Central District Court, acabando num acordo extra-judicial entre as partes.

 

If I could fly - Joe Satriani (2004)

 

O pesadelo não tinha ainda acabado. Em Maio de 2009, Yusuf Islam (aka Cat Stevens) declarou que Viva La Vida era muito semelhante à sua canção Foreigner Suite, uma longa composição com a duração de 18 minutos incluída no álbum homónimo de 1973. Nas próprias palavras de Cat Stevens  "Foi o meu filho quem me chamou a atenção para o facto, perguntando-me se eu não achava que a melodia soava como Foreigner Suite. E eu achei que ele tinha razão". O músico chegou a ponderar seguir os passos de Satriani, mas a sua habitual bonomia acabou por concluir, após mais uma categórica negação dos Coldplay, que a colagem não tinha sido intencional. "Eles copiaram a minha música, mas não acho que eles tenham feito isso de propósito" disse mais tarde, acrescentando "Eu não quero que eles pensem que eu estou zangado. Gostava de sentar-me e tomar com eles uma xícara de chá, para que eles saibam que está tudo bem."

 

Foreigner Suite - Cat Stevens (1973)

E com este happy ending acaba a negra saga de Viva La Vida, pelo menos até ao momento. Os Coldplay, no entanto, nunca mais se livraram da fama de plagiadores. Até porque houve outros episódios semelhantes na história da sua discografia, como é o caso da muito aclamada canção Fix You, escrita por Chris Martin para o seu terceiro álbum X&Y, de 2005. Fix You é, nas palavras do seu criador (?), "provavelmente a canção mais importante que já escrevi." Chris Martin afirma ter-se inspirado num órgão de igreja. Como não era possível ter acesso ao instrumento, utilizou um teclado velho que era do falecido Bruce Paltrow (pai de Gwyneth Paltrow, mulher do músico). Quando inquirido sobre o desenvolvimento da música, Martin disse: "O meu sogro Bruce Paltrow comprou um teclado grande, pouco antes de morrer. Ninguém nunca havia tocado nele. Toquei-o e tinha um som incrível, que eu nunca tinha ouvido antes. Todas estas canções derivaram desse som. O facto de ser o teclado do meu sogro, inspirou-me ainda mais." Depois do seu lançamento, o vídeo foi dado como uma homenagem às vítimas dos atentados de 7 de julho de 2005, em Londres.
Fix You já foi também considerada uma "cópia" do hino da banda inglesa de rock alternativo Elbow, Grace Under Pressure, de 2003. Pessoalmente, não lhe discubro semelhanças relevantes com a melodia em questão. Mas o mesmo não se aplica a Imagine, o imortal êxito de John Lennon que está claramente explícito como pano de fundo da canção, como pode comprovar no último vídeo de hoje, aqui em baixo.
Fix You (Coldplay - 2005) / Imagine (John Lennon - 1971)

18 comentários

Comentar post