Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A casta está outra vez em greve

Teresa Ribeiro, 21.02.12

Há anos que me perguntava por que diabo não se divulgavam os privilégios e as tabelas salariais dos trabalhadores das empresas de transportes públicos. É que ao fim de décadas de reivindicações constantes eu desconfiava que há muito a luta destes trabalhadores tinha deixado de ser justa e que as suas sucessivas greves eram sobretudo manifestações abusivas de poder, tanto por parte das centrais sindicais, que só no sector público o têm, como por parte dos trabalhadores, que sabem que cada uma das suas paralisações paralisa também o país.

Há muito que adivinhava que o impacto público da divulgação das tabelas salariais e regalias desta casta, que de cada vez que entra em greve lixa a vida aos outros trabalhadores, seria enorme. Custou esta informação chegar aos jornais (ver hoje manchete do DN), talvez porque discutir os direitos dos trabalhadores é tabu. Fizeram mal. Se há reivindicações que devem ser bem escrutinadas são as dos sectores que podem, como este, chantagear as empresas que lhes pagam com o dinheiro dos contribuintes.

Começassem estas informações a constar mais cedo e talvez se tivesse evitado o descalabro. Mas faltou tudo nesta história: ética, competência e coragem. Agora bem podem limpar as mãos à parede. Está a acabar-se a mama. Pelo menos assim o espero.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    o grevista 21.02.2012

    De facto, pode até nem ter algumas dessas mordomias, mas tem dias de greve pagas e ainda a razão para fazerem greve (pouco divulgada) tem a ver, não com mordomias, mas com o fim de processos disciplinares instaurados por comportamentos reprováveis e ilegais em greves anteriores. Fim à impunidade...
  • Sem imagem de perfil

    Pimba 22.02.2012

    Não sei onde é que leu isso ou quem é lhe contou, mas fique a saber que NINGUEM NESTE PAÍS TEM OS DIAS DE GREVE PAGOS pelo menos na função publica, no privado nem sequer comento e acho muito graves e perigosas as suas afirmações.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.