Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Filmes e jornais

Pedro Correia, 07.04.09

 

 

Acontece-me cada vez com mais frequência. Ainda hoje aconteceu: estar numa sala de cinema sem mais ninguém em redor. Hoje a sessão das 13.50, num cinema de Lisboa, só aconteceu porque comprei o único bilhete para toda a sala. É óbvio que os actuais hábitos de consumo estão a condenar as salas de cinema à extinção a curto prazo. Tal como estão a condenar sucessivos jornais a fechar de vez. Já imagino até os ares pesarosos e as palavras de imensa comiseração que muita gente soltará quando se fechar a última sala de cinema e se extinguir o último jornal, acusando a sociedade de consumo, a “crise”, o sistema capitalista e sei lá que mais de ter destruído os sacrossantos marcos da arte, da cultura e da informação. Mas as perguntas podem e devem ser dirigidas a nós próprios: Há quanto tempo não vais a uma sala de cinema? Há quanto tempo não compras um jornal? Um filme que se vê num DVD doméstico nada tem a ver com a experiência única de seguir um filme em ecrã panorâmico, na sala escura, totalmente concentrado no que se passa na tela. Um jornal lido na Net não substitui, de modo algum, a leitura em papel impresso.

Boa parte da crise actual começa afinal no comodismo de cada um de nós.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Hugo 08.04.2009

    Totalmente de acordo Pedro. Não existe nada como folhear um jornal ou ver um belo filme no cinema.
    A única coisa que me chateia nos cinemas são o barulho das pipocas e os toques de telemóveis, para os quais tenho cada vez menos paciência.
    Infelizmente aqui em Macau não existe muita variedade de cinemas
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 08.04.2009

    Adorei esse filme, Ana. E uns anos depois gostei também muito d' «O Carteiro de Pablo Neruda». Associo muito estes dois filmes.
  • Imagem de perfil

    Ana Vidal 08.04.2009

    E tens razão em associá-los, Pedro: são dois poemas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.