Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

'Vox populi' tuga

Pedro Correia, 09.12.11

 

É sempre muito estimulante escutar a voz do "povo" nas emissões televisivas. Hoje, particularmente, tornou-se incontornável -- como agora se diz -- saber o que a vox populi tuga tinha a perorar sobre a cimeira europeia.

O resultado não podia ser mais edificante. Como sempre sucede nestas circunstâncias, fiquei mais sábio ao fim de uma hora de emissão recheada de judiciosas opiniões de telespectadores na SIC Notícias -- o canal que esta tarde escolhi para o efeito.

Transcrevo, com a devida vénia, algumas das opiniões que me pareceram mais relevantes, deixando qualquer juízo suplementar naturalmente à consideração dos leitores deste blogue.

 

1. Agora é que as coisas vão piorar mesmo

«A cimeira não vai resolver nada. Se não resolveu nada até agora, também não vai resolver. Em Portugal as pessoas estão a viver muito mal. Agora é que as coisas vão piorar mesmo. Tem que haver uma mudança radical. Portugal tem de sair do euro, não há outra solução porque nós estamos a endividar-nos ainda mais.»

 

2. A solução é sairmos da União Europeia

«O grande erro de Portugal foi ter aderido à União Europeia. O dinheiro nunca foi aplicado como devia ter sido: metade foi para as empresas e a outra metade para comprar carros de luxo. Agora a solução é sair da UE. Isto o que vai dar é cada um olhar por si. A UE vai acabar porque é uma fantochada e só serve os interesses dos mais poderosos.»

 

3. Primeiro-ministro não prescinde do salário

«O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, prescindiu do salário. E em Portugal? O primeiro-ministro recebe cinco mil euros enquanto o funcionário público recebe só mil euros. O primeiro-ministro foi para Marselha e para Bruxelas, continua a viajar e não é responsabilizado por aquilo que ganha. E quem paga? Os funcionários públicos.»

 

4. Eixo Washington-Londres é o problema

«A cimeira não leva a nada. Só serviu para mostrar que há uma cisão entre a Inglaterra e o resto da Europa. O eixo Washington-Londres é o problema fundamental da crise mundial. O problema é como nós iremos resolver isto daqui para a frente. Sinceramente, não sei.»

Publicado também aqui

14 comentários

Comentar post