Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

As listas

João Campos, 27.11.11

É mais ou menos recorrente: o final do ano traz consigo as "listas" que toda a gente faz, em jornais, revistas e blogues, sobre os melhores livros, filmes e discos do ano. Invariavelmente, ao longo dos últimos anos dou por mim a contribuir para essa tradição, mas sem assinalar nada que tenha sido feito nesse ano, pois nunca ando a par dessas coisas. Acontece que em 2011, por qualquer combinação astral esquisita, posso nomear um livro, um disco, uma música e um filme - todos de 2011. Ora isto é tão raro que merece post, pelo que aqui vai:

 

Livro:

A Dance With Dragons, George R.R. Martin.

 

Disco*:

I Am Very Far, Okkervil River

 

Música:

White Shadow Waltz, Okkervil River

 

Filme:

Cowboys and Aliens**


 

*Gostaria muito de ter nomeado o The King of Limbs, dos Radiohead, mas a verdade é que não me cativou por aí além (apesar de ter um par de músicas muito boas e de ser um álbum interessante). 

 

** Cowboys and Aliens não é um grande filme. Longe disso: é um filme razoável, mas muito divertido de se ver, com algums momentos muito bons e, claro, com a Olivia Wilde. No entanto, não tivemos até ao momento uma obra do nível de Black Swan ou True Grit, pelo menos para mim. Cowboys and Aliens, ao menos, tem o mérito de ser um filme que cumpre aquela que é para mim a função primordial de qualquer obra cinematográfica: entreter e divertir. Como não tenho paciência para Woody Allen - que deve figurar em todas as listas respeitáveis deste ano -, fico com este, e acho que fico muito bem.

2 comentários

Comentar post