Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

Flo is back

João Campos, 31.10.11

Ceremonials, o novo álbum de Florence + The Machine, foi lançado hoje. Para os mais distraídos, a cantora britânica Florence Welsh e a sua banda foram responsáveis por Lungs, um dos melhores álbuns de 2009 (para mim, claro). Foi um daqueles álbuns raros que ouvi uma vez e gostei imediatamente de todas as músicas, sem excepção. Amor à primeira vista, se quiserem, ou à primeira audição, para ser mais exacto (se quiserem perceber porquê, ouçam as músicas "Howl", "Drumming" e "Cosmic Love"). A expectativa face ao novo álbum era por isso muito elevada - ainda que eu seja bastante racional na gestão de expectativas, e tivesse a plena noção de que seria muito difícil igualar Lungs.


A verdade é que, pelo menos à primeira audição, Ceremonials fica alguns furos abaixo - bastante mais do que esperava. Não que o álbum esteja mau - longe disso, e vale sempre a pena ouvir a voz de Florence Welsh. Simplesmente fica muito aquém do extraordinário primeiro registo. No entanto, honra lhe seja feita: as músicas "What the Water Gave Me" e "No Light, No Light" estão certamente entre as melhores da banda.

No entanto, e apesar da ligeira desilusão inicial, vou insistir um pouco com este álbum. Tenho já uma longa lista de álbuns que me aborreceram à primeira e me cativaram à segunda. E depois de Lungs, Florence certamente merece a insistência.