Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A encruzilhada da Monarquia

João Carvalho, 05.10.11

 

A Constituição não serve para nada?

Em meados do século XIX, com o Liberalismo ainda sem futuro garantido e o País em crise financeira, económica, social e, acima de tudo, de regime, Mouzinho da Silveira não tem dúvidas de que «os grandes vícios do País estão nas instituições vigentes, caducas e obsoletas, o que lhe permite expressar a ideia de que, para benefício dos cidadãos, é mais importante reformar as estruturas do Estado do que proceder à mudança do sistema de governar» (João Carvalho, O Supremo Tribunal de Justiça em Portugal: Dois Séculos e Quatro Regimes de Memórias; STJ, 2003).

A Mouzinho, «verdadeiro estadista fundamentado no conhecimento profundo das causas públicas, até a Constituição lhe parece supérflua: com ou sem ela, é possível fazer mais e melhor, alterando radicalmente a teia institucional em que Portugal está enredado» (id., ib.).

 

Não, não sou monárquico. Mas sei cada vez menos se consigo ser republicano.

7 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 05.10.2011

    E gostaste desta "réplica" ao teu post anterior?

    (A fotografia parece-me retirada do livro citado, de um desenho cujo original creio ser a carvão e que fiz publicar em página inteira, rompendo a mancha sem margens nem nada; o livro tem dimensões apreciáveis e o retrato tem muito melhor qualidade do que aqui se vê.)
  • Imagem de perfil

    Laura Ramos 05.10.2011

    Então não gostei? Primeiro apanhei um susto... porque saiu de relâmpago, logo a seguir ao meu. E ainda pensei: Olá...temos bordoada? E logo do João? :-)
    Agora estou é interessadíssima neste teu livro, não te conhecia estas proezas autorais! Muito boa, a foto. Vou procurá-lo lá na biblioteca do meu local de escravatura diária.
  • Imagem de perfil

    João Carvalho 05.10.2011

    Tens de ir a correr, porque pode esgotar-se! Eheh...
  • Imagem de perfil

    Laura Ramos 05.10.2011

    Faxavor de não brincar com a melhor biblioteca jurídica da península ibérica! Está lá tudo.
  • Imagem de perfil

    João Carvalho 05.10.2011

    Vou querer que me digas que encontraste. Até porque a edição é do STJ, mas a distribuição exclusiva é da Almedina. E mai' nada.
  • Imagem de perfil

    Laura Ramos 05.10.2011

    Ainda que o nome arcaico de biblioteca fosse, de facto, livraria... esta biblioteca de que falo não é uma loja! Nunca ouviu falar de "depósito legal", sr. dr?! Amanhã vou verificar e logo digo ;)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.