Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Que dia é hoje?

João Carvalho, 26.09.11

Passei pela televisão e fiquei a saber que hoje se celebra (?) o Dia Mundial da Saúde Ambiental. O que será isto? Um apelo para irmos respirar em bom ambiente? Um desafio para nos afastarmos e deixarmos o ambiente respirar sozinho? Uma data para estudarmos o impacto da nossa saúde no ambiente ou do nosso ambiente na saúde do vizinho? Só hoje ou todos os dias?

Proliferam, multiplicam-se, desmultiplicam-se e até se atropelam e sobrepõem os dias nacionais, os dias internacionais, os dias mundiais e os dias anuais. Alguém conhece metade deles? Alguém quer saber de um-terço deles? Alguém está prevenido para a chegada de um-quarto deles? Nem pouco mais ou menos. Ou porque muitos foram inventados por qualquer boa intenção que se perdeu no tempo, ou — sobretudo — porque a tradução real pretendida nem sequer é clara, a verdade é que a maioria das pessoas se está nas tintas para a maioria dos dias nacionais, dos dias internacionais, dos dias mundiais e dos dias anuais, que são muito mais do que os dias do ano.

O defeito disto explica-se, como sempre, pela banalização das iniciativas. Será sempre desinteligente banalizar aquilo a que quer dar-se importância. A propósito: que dia é hoje?

18 comentários

Comentar post