Glossário Fiscal (versão 2011/2012)

Contribuinte: sujeito passivo. Ver também amorfo, conformado, espoliado, esbulhado. Em análises sociológicas pode aparecer com a designação de classe média.
Benefícios fiscais: prerrogativas previstas na lei que permitem à Administração Tributária, de forma discricionária, exaurir o património e o rendimentos dos contribuintes até ao último cêntimo.
Crédito de imposto: faculdade atribuída à Administração Tributária de se financiar junto dos contribuintes a juros irrisórios.
Retenção na fonte: barragem de grandes dimensões que substitui a antiga mini-hídrica.
Dossier fiscal: repositório de documentos que visa incriminar o contribuinte em caso de resistência à tributação.
Incrementos patrimoniais: operações que permitem à Administração Tributária confiscar o património dos contribuintes sem prévio contraditório.
Isenção: privilégio que exime a Administração Fiscal de prestar explicações aos contribuintes pelos actos tributários.
Transparência fiscal: regime especial que ignora o limiar de sobrevivência de uma pessoa colectiva ou singular para tributar integralmente todos e quaisquer rendimentos.
Justiça fiscal: versão agressiva da Justiça de Fafe em que o papel das massas populares é desempenhado pela máquina fiscal.
Abatimento: eliminação do sujeito passivo. Deve ocorrer logo que este deixa de apresentar capacidade contributiva.
Domicilio Fiscal: local onde devem ser realizados os abatimentos (os custos de deslocação correm por conta da família do contribuinte e são cobrados em regime de pré-pagamento).
Matéria colectável: em rigor, tudo.

