Do ensino da Matemática
A conversa começou com uma das perguntas mais triviais que se pode fazer a uma estudante do secundário: "Então, como está a correr o ano?" E desembocou numa avaliação extraordinária da professora de Matemática que lhe coube em sorte, uma disciplina fundamental para o curso que ela quer seguir: A professora é boa, o problema é que só sabe tirar dúvidas relativamente aos problemas que apresenta na aula. Se lhe mostramos um exercício novo, já não é capaz de nos dizer como se faz.
Perguntei-lhe porque considerava então que aquela professora era competente. Sorriu-me com uma ponta de comiseração, a trair nas comissuras dos lábios o pensamento clássico adolescente: "Vê-se mesmo que não percebes nada disto!": E respondeu-me num tom didáctico: É que esta, comparada com outros professores que eu tive, ao menos explica bem o que consegue explicar.
Ainda tentei objectar, mas não se impressionou com a minha argumentação. Era o discurso típico de quem não sabe o que se passa hoje nas escolas para o qual obviamente a miúda já não tinha pachorra...