Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Vamos nessa

Teresa Ribeiro, 03.07.11

Discutir preferências, organizá-las. Fazer os top five, os top ten. Puxar pela memória, hesitar nos alinhamentos, depois compará-los. Tudo prazeres antigos, de escola, a que ainda hoje gosto de me entregar se me dão o pretexto. Foi o que a Ivone fez ao lançar-me este desafio. E eu, é claro, não me fiz rogada. Cá vão as minhas respostas:

 

1 - Existe um livro que relerias várias vezes?

Todos os que refiro no ponto 8, por motivos óbvios, e ainda a poesia do Alexandre O'Neill, da Sophia, do Pessoa e alguns livros de contos como Leah e Outras Histórias, do José Rodrigues Miguéis, Escola de Música, do John Updike, os Contos Exemplares da Sophia, os Bichos de Torga...

 

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e não conseguiste ler até ao fim?

O Lobo das Estepes do Hermann Hesse, autor de que não consigo gostar, e Utopia de Thomas More são os que me vêm à memória assim de repente.

 

3 - Se escolhesses um livro para ler no resto da vida, qual seria?

A Bíblia, o livro fundamental, chave da nossa civilização.

 

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, não leste?

Tantos! As minhas inúmeras lacunas: Guerra e Paz, O Vermelho e o Negro, D. Quixote, Madame Bovary, Os Irmãos Karamazov, O Homem Sem Qualidades, Moby Dick, só para citar uma pequena parte.

 

5 - Que livro leste, cuja cena final jamais conseguiste esquecer?

Não é uma cena, é uma reflexão. A reflexão final de Meursault, em O Estrangeiro: "Como se essa grande cólera tivesse lavado de mim o mal, esvaziado de esperança, diante dessa noite carregada de signos e estrelas, eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo. Ao percebê-la tão parecida comigo mesmo, tão fraternal, enfim, eu senti que havia sido feliz e que eu era feliz mais uma vez. Para que tudo fosse consumado, para que eu me sentisse menos só, restava-me apenas desejar que houvesse muitos espectadores no dia da minha execução e que eles me recebessem com gritos de ódio." Deixa-nos gelados este fim. É a cereja no bolo nesta obra desolada mas hipnótica.

 

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Adorei as histórias de encantar da Colecção Manecas, que a minha mãe me apresentou, aos cinco anos, como sendo a sua favorita quando tinha a minha idade. Desaparecida há muito, soube, por um alfarrabista, que qualquer exemplar que apareça leva sumiço num instante. Anos depois só viria a ter idêntica paixão pelos livros dos Cinco. A Pearl Buck foi um dos autores que me ajudou a fazer a transição para leituras mais adultas. Os primeiros portugueses que me encantaram foram Eça e Pessoa. 

 

7 - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

A Montanha Mágica. Porquê? Acho que por embirração. A partir de certo momento passou a ser um desafio que eu teria de vencer. E Ulisses, porque também era uma obra de referência que eu queria conhecer. Mas neste caso, ao contrário do que aconteceu com o livro de Thomas Mann, feito o balanço e ultrapassados os trechos mais chatinhos, tive prazer na leitura.

 

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.

O Livro do Desassossego (Pessoa), O Ano da Morte de Ricardo Reis (Saramago), O Esplendor de Portugal (Lobo Antunes), Os Maias (Eça), A Festa do Chibo (Vargas Llosa), Amor nos Tempos de Cólera (García Márquez), O Aleph (Borges), O Processo (Kafka), O Estrangeiro (Camus), O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde), O Grande Gatsby (Scott Fitzgerald), O Americano Tranquilo (Graham Greene), Crime e Castigo (Dostoievsky), Herzog (Saul Bellow), Tempo para Amar e Tempo para Morrer (Eric Maria Remarque), Capitães da Areia (Jorge Amado). Dos mais recentes: 2666 (Roberto Bolaño), Expiação (Ian McEwan), A Mancha Humana (Philip Roth).

 

9 - Que livro estás a ler?

Os Cães Ladram, uma recolha de entrevistas e crónicas de Truman Capote.

 

10 - Indica dez amigos para responder a este inquérito.

Ana Cristina Leonardo, Luis Novaes Tito, Jonasnuts, Cão Com Pulgas, J.M. Coutinho Ribeiro, Eduardo Saraiva, Daniela Major, Maria do Rosário Pedreira, João Severino, JCD.  

20 comentários

Comentar post