Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Evidências que não o são - condição feminina

Ana Margarida Craveiro, 18.05.11

Surpreende-me que em pleno século XXI ainda seja preciso discutir este género de questões:

1. em Portugal, um violador de uma grávida de 8 meses (pior, um prestador de cuidados médicos) sai impune, porque a juíza considera que não houve violência (é a chamada violação gentil, ou com jeitinho). Como se uma violação não fosse violência suficiente.

2. em Inglaterra, discute-se a diferença entre violação a sério, e violação mais ou menos (parece que há umas que têm vontade de ser violadas).

3. em França (e também por aqui), um homem poderoso é um santo, e tudo o que faz em privado são meros pecadilhos (incluindo a tentativa de violação). A polícia e o sistema judicial são abusadores deste mesmo homem, ou jogadores numa teoria internacional de conspiração. A vítima? Não interessa nada, é uma empregada de hotel.

 

Um problema europeu? Pois, parece bem que sim. Na Europa, aparentemente é perigoso ser-se mulher. E eu confesso que não o sabia.

4 comentários

  • Clinton não violou ninguém. Quanto muito, abusou da posição de poder que detinha. Em todo o caso, nunca ninguém referiu a falta de consentimento de Lewinski. Noutro contexto (em casa dele, por exemplo), o assunto seria completamente do foro privado, e a ser resolvido pelos três (B.C., Hillary e M.L.).

    Eu trocava a nossa fabulosa e tão bem avaliada justiça pela americana sem sequer estremecer.
  • Sem imagem de perfil

    scriabin 18.05.2011

    Eu também. A nossa justiça é uma seca sonolenta. A americana é espectacular. Também gosto muito de ver o Twelve angry men, do Lumet.;) Não, agora a sério, admito que tem um certo charme cinematográfico: as discussões em tribunal, o juri, a justiça negociada, as conferências de imprensa dos policias e procuradores com os presos algemados, a possibilidade de um tipo depois de roubar três vezes uma maçã, ir de cana 25 anos, a fritadeira na cadeira eléctrica ou na forca, as prisões com trabalhos forçados, as prisões negócio ou prisões campo de concentração, um show do caneco. Supimpa. Que isto tudo se confunda com qualidade e eficácia da Justiça é que me espanta. Mas, enfim, um tipo vê o CSI e também pensa que lá as investigações criminais ficam concluídas entre o almoço e o lanche;)
  • Sem imagem de perfil

    IsabelPS 19.05.2011

    Bingo!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.