Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

O ódio à 'rua islâmica'

Pedro Correia, 31.03.11

 

As revoltas populares no Magrebe e no Médio Oriente têm servido de pretexto, a vários colunistas na imprensa portuguesa, para debitarem o seu ódio contra as sociedades islâmicas em geral e os países árabes em particular. Não me lembro há muito de ver textos tão rasteiros e tão boçais, em que se traça de cada árabe o retrato de um fulano manipulável, demente, violador de mulheres, saqueador de bens e um terrorista em potência, às ordens dos extremistas mais fanáticos. Um desses colunistas, alarvemente, chegou a proclamar-se islamófobo em prosa digna de um Ahmadinejad – bastaria trocar “islâmico” por “judeu” no referido arrazoado.

Esses articulistas (alguns dos quais certamente com ascendência árabe) nem reparam, nesta visceral aversão à “rua islâmica”, que os seus textos expressam um radicalismo simétrico ao daqueles que  pretendem denunciar. E esquecem que, se os atentados matam, também as palavras podem matar. O primeiro passo para uma bomba assassina é sempre um texto a escorrer ódio.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Cristina Torrão 31.03.2011

    Não acho que haja contradição. As palavras podem realmente matar, os extremismos começam com a propaganda. E embora não haja grandes possibilidades de portugueses ou espanhóis porem uma bomba em Bagdad, a exortação ao ódio é contraproducente.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 01.04.2011

    Não há muçulmanos nem árabes apenas em Bagdad. Também os há em Portugal, e muitos. O ódio e o preconceito contra os árabes ou contra os muçulmanos pode virar-se contra muitos portugueses e contra muitos imigrantes.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.