Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Orgulhosamente só

João Carvalho, 02.03.11

Depois do encontro com a chanceler alemã, José Sócrates «salientou hoje o resultado "histórico" das contas públicas [portuguesas] em Janeiro e Fevereiro e garantiu que Portugal "tem condições para resolver os seus problemas sozinho".»

É o que eu mais temia: a internacionalização da mentira. Não sei o que possa ter de histórico o excepcional resultado das contas destes dois mesitos, mas sei que Fevereiro acabou há dois dias incompletos e as contas ainda não estão fechadas.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    E. Ventura 04.03.2011

    Para o L. Diogo
    Não sei a sua idade mas com certeza não viveu no tempo do Salazar. Caso contrário não teria saudades do analfabetismo, da fome e dos bairros de barracas, da ausência de cuidados de saúde, do ensino para as elites, da guerra colonial, dos presos políticos, da repressão, etc. etc. Seguramente não havería blogs como este e como outros onde alguns iluminados podem vomitar a sua ignorância e o ódio à política (ou políticos como dizem) mas que mais não são do que ressabiados que não conseguem fazer nada de útil.
  • Sem imagem de perfil

    Guilherme de OLiveira Martins 04.03.2011

    Senhor E.Ventura ,

    Vivi, afortunadamente, na época de Salazar e assisti ao contrario do que o Senhor afirma à luta contra o analfabetismo, 10.000 salas dee aulu no Plano dos Centenários..., redução em cerca de 20 anos do analfabetismo de quase 80% , herança da democracia liberal da 1ª república, para cerce de 30%. Eliminação de barracas e construção de bairros sociais por todo o país ( o senhor esquece que depois de 1975 nasceram os verdadeiramente grandes bairros de barracas com a "descolonização exemplar" , criação da segurança social e da assistência médica aos seus beneficiários, do ensino barato e sem descriminações, da industrialização, depois de se ter concretizado o sistema eléctrico nacional mediante a construção de barragens e da rede eléctrica nacional, da construção de uma marinha mercante e de pesca que enfileiravam entre as melhores, da recuperação da rede viária nacional deixada pela 1ª república em "rede nacional de buracos", da quase ausência de desemprego, da realização de planos de valorização da agricultura mediante a implementação do regadio através da política de desenvolvimento da hidráulica agrícola,
    da dielização dos caminhos de ferro e posterior electrificação, dos grandes trabalhos de abastecimento de águas e de redes de esgotos, facilidades praticamente deixadas no 0 pela 1ª república, reforma e modernização das forças armadas, desenvolvimento do Ultramar ( conheci grande parte dele ) em todas as áreas, modernização e desenvolvimento das telecomunicações, etc , etc . As forças de segurança, PSP e GNR tinham efectivos de pouco mais de 1/3 dos actuais; polícia secreta não havia, a PIDE/DGS era nomeada em Diário da República e os seus agentes, em muitas circunstâncias andavam fardados; muitas das cadeias estavam com "bandeira branca" quer dizer sem presos; a população prisional era muito pequena comparada com a actual; existiam presos políticos, é verdade. E agora? será que não os há? só que por lei todos os condenados são de delito comum. E serviços secretos agora existem pelo menos 3, dos quais 2 instalados respectivamente no Forte do Alto do Duque e da Ameixoeira após grandes obras de adaptação.
    Tivemos uma Nação com honra em todos os domínios e agora estamos reduzidos à miséria ,depois de termos dissipado tudo o que da CE disfrutamos e do que com muito trabalho da maioria dos portugueses conseguimos.
    Fizemos a "descolonização exemolar" e pergunto o que ganharam os nossos antigos compatriotas africanos? milhares e milhares de mortos e alguns políticos ríquíssimos ( cá e lá ) Muito
    mais se poderia dizer mas já vai longo o escrito.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.