Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já ouviram falar na história da Praia de Messejana?
Para situar os leitores sem os mandar ir ao Google, Messejana é uma bonita freguesia do interior do concelho de Aljustrel, no distrito de Beja. A Praia de Messejana será provavelmente a piada mais recorrente do Baixo Alentejo, pois sendo antiga, ainda hoje se usa. No entanto, os contornos da história da dita praia são algo nebulosos. Uma pesquisa na Internet - onde se encontra de tudo - levou-me aqui, e a versão que li coincide com aquela que conheço, e que agora vos conto:
Quando Brito Camacho, natural de Aljustrel, foi nomeado ministro (do Fomento, segundo a Wikipedia, e não primeiro-ministro), os messejanenses começaram desde logo em arranjar forma de aproveitar o facto de terem um conterrâneo em tão elevado cargo. Quando o ministro se deslocou à aldeia de Messejana, foi recebido pelos ilustres da terra, que lhe colocaram as suas reivindicações - muitas e, ao que parece, algo despropositadas. Até que Brito Camacho, mordaz, decidiu perguntar aos ilustres messejanenses se, para além de tudo o que tinham acabado de pedir, não quereriam também uma praia. Não compreendendo a ironia, a resposta foi imediata, e de antologia: arranje lá a água, que a areia arranjamos nós!
Também há a história de quando os messejanenses descobriram as bananas, que tantas vezes ouvi contar em miúdo, mas essa fica para outra ocasião. Adiante. Hoje, quando deparei com esta notícia no Público, não pude deixar de pensar na famosa Praia de Messejana. E nas voltas que o mundo dá: quando os messejanenses pediram praia, deixaram todo o Alentejo a rir à gargalhada; mas quem vai agora a banhos são os mangualdenses.
(Para Messejana e Mangualde, duas terras de grande beleza, um grande abraço.)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.