Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
1. Como terminarão os protestos na Líbia? Está à vista um novo massacre de Tiananmen, ou um novo Ceausescu? Tendo em conta o caminho que se está a percorrer, começa a ser difícil encontrar espaço para se delinear uma terceira via.
2. Os acontecimentos na Líbia lembram aos mais distraídos que não foram apenas as populações dos diversos Estados do Magrebe e do Médio Oriente que seguiram com atenção e que retiraram ilacções dos acontecimentos na Tunísia e no Egipto. Os seus líderes autoritários seguiram também eles com especial cuidado a evolução destas duas crises e viram o que aconteceu a Zine El Abidine Ben Ali e Hosni Mubarak.
3. O regime líbio começa a apresentar sinais de divergência interna, mas tal não significa (ainda) que o regime esteja em desagregação.
4. Faria alguma diferença maior pressão externa? Duvido.
5. As próximas 24 a 48 horas serão um teste à capacidade de resistência do regime e à determinação da população. Infelizmente alguém terá de perder o braço de ferro. Seja qual for o desfecho, ao contrário da Tunísia ou do Egipto, na Líbia o final promete ser sangrento, seja ele uma versão chinesa ou romena.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.