Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
... há uns meses, foram encontrados no deserto do Utah (EUA) alguns fósseis, entre os quais ossadas dos dinossauros com as cabeças mais bem ornamentadas de todos? Pois é verdade. Segundo os cientistas de Salt Lake City que os acharam, um deles era uma besta aí de quatro toneladas e com uns 6,7 metros de comprimento.
Os mesmos cientistas disseram que os fósseis foram encontrados no sul daquele deserto e que dois desses dinossauros pertencem a uma espécie muito próxima dos Tricerátopos. Um destes (o maior) percebe-se que tinha uma grande cabeça e que esta era de tal modo ornamentada que ostentava 15 chifres: um Kosmoceratops richardsoni, considerado o dinossauro com a cabeça mais ornamentada até agora conhecida. Sobre o outro bicho, cuja cabeça era enfeitada com a módica quantidade de cinco cornos, ainda falta esclarecer se é um Utahceratops gettyi (ou talvez outro qualquer que tenha sido valentemente encornado em vida?).
O certo é que a descoberta, como se conclui, foi uma autêntica exposição de cornudos. Um paleontologista do Museu de História Natural do Utah sublinhou que «não é todos os dias que se descobrem dois dinossauros "tamanho rino" tão diferentes de outros dinossauros encontrados na América do Norte». Ainda por cima — diga-se de passagem — tão invulgarmente chifrudos que só um corpanzil à rinoceronte é que podia aguentar tamanha cornadura.
Cá por Portugal, o achado deste tipo mais recente data de há ano e meio, mas não despertou a comunidade científica. Foi na Assembleia da República, não passou de um modesto par de cornos tradicional e acabou com a imediata exoneração de um ministro.