Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delito de Opinião

Eleições presidenciais: matriz de leitura da pré-campanha eleitoral

Rui Rocha, 09.01.11

O leitor, perante tanto ruído na comunicação, poderá sentir dificuldade em interpretar os factos principais da pré-campanha eleitoral.  Para tentar ajudar, proponho que siga os seguintes passos:

1 – Divida o mundo político em dois lados.

2 – Escreva ‘maus’ numa etiqueta amarela e ‘bons’ numa etiqueta azul celeste.

3 – Coloque a etiqueta azul celeste no lado que, de acordo com o seu critério arbitrário, considerar mais próximo das suas preferências. Coloque a etiqueta amarela no outro lado.

4 – Prepare dois cartazes, com o tamanho que considerar adequado, escrevendo em ambos a palavra ÉTICA (letras maiúsculas). Tenha presente que, nestas coisas, o tamanho do cartaz importa.

5 – Num dos cartazes, escreva também, em letra bem visível, a frase ‘Inadmissível Campanha Contra o Carácter’. No outro, escreva a frase ‘Saudável Escrutínio Democrático’.

6 – Sempre que alguém efectuar uma apreciação sobre um político de qualquer dos lados, deverá levantar apenas um dos cartazes (se puder, para não criar confusão, esconda o outro). Se o político se encontrar no lado onde colocou a etiqueta azul celeste, deve levantar o cartaz com ‘ÉTICA / Inadmissível Campanha Contra o Carácter’. Se o político se encontrar no campo oposto, deve levantar o cartaz com ‘ÉTICA / Saudável Escrutínio Democrático’.

7 – Nunca prepare mais que os dois cartazes referidos. Por exemplo, se utilizar um cartaz com a frase ‘Interesse do País’ poderá provocar graves perturbações. Da mesma forma, nunca divida o mundo em mais que dois lados. Um mundo com três ou mais lados constitui uma figura geométrica politicamente ingovernável.

Garanto, leitor. Se  seguir estas instruções e praticar um nadinha terá, em pouquíssimo tempo, uma ideia muito rigorosa de como tudo isto se passa.