É desvanecedora, essa sua esperança no erro das sondagens. Vem na sequência das inesquecíveis "10 razões", que ficarão indelevelmente a marcar-lhe a carreira blogo-jornalística... Mas, olhe, tire o cavalinho da chuva: o povo português não é tão tolo como V. supõe.
Ora cá temos uma amostra de pensamento profundo. Digna de quem assina com um nome falso que remete para um tal 'Plazza's Algarve Store' (o Z dobrado invoca mais pizza do que plaza, mas a 'literacia' não dá para mais).
Espero que ao menos se faça cobrar pela publicidade rasca. E dê cumprimentos meus aí na comissão de honra.
De Carlos Azevedo a 04.01.2011 às 23:44
Gostaria que me dissesse uma sondagem que tenha falhado em Portugal. Essa sondagem que V. atribuiu ás presidenciais anteriores não são verdadeiras. Posso-lhe enviar quase todas da época.
Abraço.
Deixei os links. Como aliás faço sempre: não é meu hábito falar ou escrever de cor. Quem quiser, é só consultá-los.
Um abraço.
De Carlos Rodrigues a 05.01.2011 às 11:12
A sondagem sobre o primeiro referendo ao aborto em Portugal, por exemplo...
De Fleming a 05.01.2011 às 00:14
Gostaria de ve-lo a explanar melhor a sua opinião no que a estes dois pontos diz respeito:
a) "É desvanecedora essa sua esperança no erro das sondagens"
b) "o povo português não é tão tolo como V. supõe"
Cumps,
Fleming
Pode esperar sentado, caro Fleming. Não vê que, em resposta ao meu comentário, acabo de ser mimoseado com a habitual acusação de que sou anónimo? Na "rigorosa" investigação a que, pelos vistos, o autor do post procedeu, ficou assente que o meu nome não é o meu nome. Nem o FBI seria tão rápido e profissional... E, para compor o quadro, recebi o epíteto de iletrado. Ora, toma!
O que mais me surpreende é que, sendo este o tratamento habitual aqui dado aos comentadores, ainda haja quem ouse... A mim, serve-me de emenda.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...
Ora, aí está um forte argumento, não haja dúvida!
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
De Fleming a 05.01.2011 às 13:32
Vejo que fugiu à minha questão. Estarei a falar com o Cavaco? :P
Não sei qual a sua dúvida que merece o seu precioso desejo de explicação.
Na minha opinião há dois grandes candidatos e 3 apêndices com muita auto-estima. Mas quais são ?
Analise a qualidade dos Homens e não as broncas que querem colar-lhes. A Manuel Alegre desde desertor a traidor tudo serve, mesmo e apesar de ter tido um milhão de votantes há 5 anos e ter ficado num honroso segundo lugar.
Miterrand em França perdeu 3 eleições para PRF !
E foi um grande Presidente quando o conseguiu ser !
Mas que em Portugal as intenções de voto e a estatística diz é também muito claro. Até hoje Presidente que se recandidate ganha ! E ganha com mais votos do que na primeira eleição. Isto é um comentário à maneira de Mr. De la Palisse. mas o meu nome é Carlos Alves Moreira... e penso que Cavaco vai mesmo ganhar - estilhaçando - ainda mais a Esquerda desunida. Mas o candidato Comunista ainda pode desistir e Fernando Nobre pode ser o Alegre destas eleições de 2011.
Futurologia ? Sim. Prognósticos ?
Dia 23 às 23 horas abra o meu boletim de votos válidos:
Cavaco de 65 a 70 %
M. Alegre de 15 a 18%
F. Nobre de 10 a 12 %
Francisco Lopes de 5 a 7%
Restantes - incluindo nulos - 1 a 2%
Abstenção cerca de 33 %
De AntiCavaquísmo a 05.01.2011 às 17:53
Deus o queira que não .
O País já esteve tão bom quando era primeiro ministro, que os tolos colocaram-no como PR.
Deus queira que não o coloquem por mais quatro.
De ANTICAVAQUÍSMO a 06.01.2011 às 20:52
Parabéns,
Quatro já são demais.....
De ANTICAVAQUÍSMO a 06.01.2011 às 20:56
Diz-se "são 4" e não "é 4"
Obrigado pela correcção caro amigo.
DaSilva
Quem dera aos Portugueses estar atualmente com o nível de vida que Portugal tinha no tempo de Cavaco Silva como 1º Ministro.Aqueles que passam a vida a dizer mal do Presidente da República,são os desgraçadinhos dos orfão da defunta União Soviética.Aos burros dá-se palha,mas esses nem palha merecem.
De Rui Fonseca a 05.01.2011 às 21:33
Por essas e outras (do seu querido Cavaco) é que agora tenho de trabalhar até aos 70... e nem reforma devo ter! Para os cavaquistas (e demais políticos, politólogos, magistrados, professores, e ainda domésticas que nunca descontaram...) terem direito a pensões!
De msirgado a 05.01.2011 às 22:14
Não resisto a responder.
O meu padrasto também me ensinou que a União soviética, tinha a boca grande e cara feia. Esperamos também que ela não venha aí, de braço dado com o FMI.
Mas o assunto, separemos a comida da caca, prende-se com Cavaco Silva, os burros e a palha.
Todos os homens comem palha, preciso é, saber deitá-la.
A frase pode não ser propriedade do meu amigo Joaquim Manuel, nem esse facto sequer, lhe retira o valor de a enunciar. Mas que comem, comem.
De Alberto Martins a 05.01.2011 às 10:38
A minha teoria é de que o povo, contrariamente ao que o Sr. opina é maioritariamente tolo realmente, caso contrário poderíamos estar bastante melhor. E sim as pessoas podem mentir nas sondagens, porque não?
O «povo» somos todos nós.
De Marcelino a 05.01.2011 às 11:02
Espero bem que as sondagens se enganem para bem da democracia. Não faço futurismo sobre quem vai ganhar mas lamento que na minha opinião eu não consiga ver neste candidatos ninguém com carisma suficiente para ser Presidente da República.
Não sei se as sondagens vão enganar-se. Sei, isso sim, que já se enganaram muitas vezes. Demasiadas vezes.
De maria a 05.01.2011 às 12:21
Tolo será o povo se o Cavaco voltar a ganhar.
De elsa a 05.01.2011 às 14:06
Hi Hi Hi .... Afinal que quem é tolo 80 % dos votantes ... Que modéstia da sua parte
O povo é quem mais ordena.
Na minha terra diz-se o povo é quem mais ordenha .
O povo bem 'ordenha', caro João, mas por estes dias não sai nada.
A vaca não dá para todos.
Tolo / tola ? O que é isso de colar rótulos ?
Porventura a Maria é melhor candidata ?
Ou preferia eleição indirecta na AR ?
Eleição indirecta, à moda da I república e do salazarismo pós-Delgado, nem pensar.
De João Borges a 05.01.2011 às 16:09
Pois é sr Sardinha que aposta no povão cego e que gosta de ser malhado. Fique sabendo que o atraso deste País se deve precisamente à ignorância que demonstra na hora de votar ou seja vota sempre naqueles (como Cavaco) levaram à destruição da nossa frota pesqueira, à degradação no ensino (secundário e universitário), ao caos na agricultura, à degradação da vida das pessoas (onde a sua qualidade de vida é medida pela água quente), à miséria cada vez mais renascente, à corrupção, à impunidade dos poderosos através da prescrição dos crimes etc etc . Pois é meu caro (que não conheço nem quero ter este prazer) como disse o outro " DEIXAMOS DE SER UM PAÍS DE ANALFABETOS PARA PASSARMOS A SER UM PAÍS DE ESTÚPIDOS".
E agora digo eu " NO DIA EM QUE ESTA GENTE INSTALADA NO TRONO DO FEUDALISMO APANHAR UM SUSTO (ATRAVÉS DO VOTO) PODE QUERER QUE ISTO MUDA" e finalmente teremos uma IV REPUBLICA onde todos se sintam Portugueses de 1ª e respeitados. Já agora eu também gostaria de valorizar as minhas ações na bolsa em 140%. Isto até parece ficção.
De Javali a 04.01.2011 às 22:27
Oh Pedro... Pedro...
Mas alguém vai votar em alguém que passou o tempo a acusar Cavaco Silva disto e daquilo e não mostrou uma única ideia - a não ser um total desconhecimento das funções de um PR?
As pessoas (as pessoas que pensam, pelo menos), só se enganam na mesma coisa uma vez.
As pessoas votam em quem quiserem, Javali. Limitei-me a assinalar que é um erro tomarmos as sondagens pela realidade. As sondagens, por exemplo, ignoram a abstenção que irá verificar-se a 23 de Janeiro, o que pode desvirtuar todas as previsãos. E apontei exemplos concretos. O exemplo do Brasil parece-me muito significativo.
De Javali a 04.01.2011 às 23:38
Certo. Não sei como foram as eleições no Brasil, para falar verdade, nem sei se é possível comparar as duas coisas. São realidades diferentes. Mas ainda que eu não tenha interesse especial pelas peripécias das eleições no Brasil, espero de todo o coração que tenham tido mais conteúdo do que as nossas, pelo bem deles.
Julgo que tiveram, tanto quanto me foi possível acompanhar. Também não era difícil...
De MA a 04.01.2011 às 22:57
Meu caro amigo Carlos Correia: o Sr. já conhece aquela expressão: às vezes, donde menos se espera, daí mesmo, é que não sai nada? É curioso você referir que tomar por certas as sondagens não é uma forma inteligente de agir, o que é uma grande verdade. Aponta, até e como comprovante, o caso recente do Brasil. Agora, se seguir o mesmo raciocionio, verá que há muitas mais vezes em que se verifica, exactamente, o oposto. Não é, também, verdade? Sabe, muitas vezes tendemos a confundir os nossos desejos com a realidade. Normalmente, desiludimo-nos!
Os meus amigos costumam saber o meu nome, MA. Ou será antes CS?
De MA a 05.01.2011 às 10:57
Lamentávelmente, só sei o seu nome porque está no início do blog. Não sou CS. Sou mesmo MA. O facto de o tratar por "amigo", é porque parto do princípio de que deve ser amigo de todos os que abordam o seu blog de forma construtiva, educada, e principalmente, moderadamente. Não é assim? Cpts.
Não sou Carlos. Sou mesmo Pedro.
Cpts.
De Ricardo Pereira a 04.01.2011 às 23:50
Aproveito que estamos numa sociedade aparentemente livre e democrática, para dizer que temos um Presidente da República falso e hipócrita.
Agora que está em campanha já sabe criticar o Governo? Mas ele onde esteve este tempo todo?
Existem maus Governos, porque existem também maus Presidentes da República, e este andou calado quando o Povo queria uma voz que falasse por si, e agora aponta o dedo para fugir às suas próprias responsabilidades.
Quem sou eu para criticar as sondagens e as opções dos meus concidadãos, só me resta lamentar, que a maioria não acompanhe o que se passa a nível Politico, e depois vai votar por cores partidárias, aqui a Politica é vista como o futebol, é-se do Porto, Benfica ou Sporting desde que se nasce até que se morre, na política é igual , façam mal ou bem, vota-se pelo partido e não pela obra.
Apesar de raramente actualizar o meu blog já tinha falado disso mesmo no meu, aqui vota-se como se fosse por clubes, ou porque o tio ou irmão são daquele partido e tem algo a ganhar. Quantos dos iluminados comentadores já se deram ao trabalho de ler todos os programas partidários antes de votarem? Quantos votam depois por os tais partidos terem cumprido ou não o seu programa?
De Cavaco não obrigado, já chega de patetices, de arrogância e de mais um amigo da actuais políticos. Um dia espero ver alguém para dar um murro na mesa!
Em relação as sondagens alguém perguntava uma que tenho sido errada em Portugal, a maior parte delas errou nos recentes resultados do CDS, dando 4%, 5% ou 6%. Os dois referendos (1º sobre a despenalização do aborto e regionalização) também tiveram resultados diferentes das sondagens.
De facto, as sondagens subavaliam sistematicamente o CDS. Mas não só. E enganaram-se clamorosamente no primeiro referendo do aborto.
É como diz: «Existem maus Governos, porque existem também maus Presidentes da República.»
estou mt farta destes políticos caciqueiros, que só querem gemifrar Portugal e a gd maioria dos portugueses. Cada vez vivemos pior e eles estão cada vez mais ricos e cada vez são mais desonestos. Sinceramente não sei em quem votar, mas tb detestaria ficar em casa. Vou ter de ponderar mt. Mas duma coisa tenho a certeza : cavaco "jamé"
cump.
rosaluisa
Eu também não gosto dos políticos que só querem gemifrar Portugal.
De macha_parva@sapo.pt a 05.01.2011 às 12:21
Vou tentar ser sucinto.Acho que devemos habituar-nos a raciocinar, a separar o trigo do joio.O que é que temos visto em Portugal nos últimos trinta anos? Eis alguns títulos de jornais conceituados: 1.-"Tribunal de contas arrasa prémios injustificados de 154 mil € na saúde",jornal "I"; 2.-"Estado já injectou na CGD mais de 2 mil milhões de € em 3 anos",notícia "D.E."; 3.-"50 mil milhões de € de fundos comunitários sob suspeita e investigação",notícia "I"; 4.-"21 milhões de € gastos para nada,na saúde",notícia "D.N."; 5.-"3 mil milhões de € de lixo tóxico no BPN",notícia "C.M.", (não nos esqueçamos da SLN e do BPP); 6.-"Impunidade fiscal no futebol",notícia "C.M."; 7.-"Os mercados(banqueiros, reguladores,especuladores)cometem crimes contra a humanidade",notícia "I"; 8.-"Dívidas fiscais PAGAVAM défice",notícia "Expresso"; 9.-"Nova lei dos partidos e seu financiamento é uma das causas de corrupção", notícia "D.E."; 10.-"Estado recebe 30 milhões de € com taxa sobre pensões milionárias",notícia "D.N."; 11.-"Promoções disparam gastos da defesa em 121 milhões de €",notícia "D.N."; 12.-"Estado vai pôr contribuintes a pagar buraco do BPN durante 10 anos",notícia "I"; etc por aí fora para não me tornar fastidioso. Penso que ninguém terá contra se disser que estamos a falar de ladrões a mais legalizados e a coberto da lei, de corrupção, de irresponsabilidade, de incompetência, de incapacidade, de tráfico de influências. Tudo junto signiffica que a JUSTIÇA não existe, não funciona ou está ao serviço de interesses obscuros.Por vezes tenho a sensação que vivo num país terceiro mundista governado por um Bokassa qualquer. ESCANDALOSO, VERGONHOSO, ATENTADO/AFRONTA AOS CONTRIBUINTES E TRABALHADORES PORTUGUESES. Eu não dei, será que alguém deu carta branca a esta gente que se encontra no poder, independentemente da côr política que a mim não me diz nada (os meus valores são sinceridade, honestidade, seriedade, competência, formação) para ESBANJAR, DESBARATAR os nossos impostos, fruto de muito trabalho e suor?
De jaimes a 05.01.2011 às 12:53
se queres ser rico/milionário não é acertar no euromilhões, mas sim ser político... começa actividade com nada e em pouco tempo são uns reis, tudo à custa do povinho, porque eles teem a faca e o queijo nas mão....
Em democracia o povo é que elege os titulares do poder político.
Vou responder aqui a um cavaquista ferrenho e provavelmente reaccionário (no que à politica diz respeito, é claro) e nunca suportou as canalhices governativas daquele sr e que deve ganhar bem e sair cedo e por isso vota nele e na sua (dele) camarilha , e que apesar de ter escrito gemifrar " em vez de esmifrar , duma maneira ou outra, sei o que essa palavra me diz na minha própria pele e a ele só deve dizer gramaticalmente. Vou ter que aceitar o que o voto decidir pq sou democrática, mas irei contestar e reclamar o que a lei me permitir. Agradeço que ele não
me escreva para o meu email . Aí faço questão de só falar com os meus amigos.
Tanto mistério. Está a falar para quem?