Por que estamos em crise?
Concordo com Teixeira dos Santos: a situação de Portugal nada tem que ver com a situação da Grécia, que andou a mentir a todo o mundo sobre as contas do Estado, e nada tem que ver com a situação da Irlanda, onde o sistema financeiro andou a brincar com investimentos tóxicos e gerou uma enorme bolha imobiliária.
Mais: a situação de Portugal nada tem que ver com a situação da Espanha, que atingiu a maior taxa de desemprego da comunidade europeia, e nada tem que ver com a situação da Itália, porque o nosso primeiro-ministro não vai ao cinema com actrizes boazonas a expensas do erário público.
Só por maldade é que os mercados se enervam e o FMI nos pressiona. Concordo com Teixeira dos Santos: a nossa situação é completamente diferente da crise que afecta os outros. Não andámos a mentir sobre a contabilidade pública, não houve qualquer problema com o nosso sistema bancário, não ultrapassámos muito o desemprego comunitário mediano e não desperdiçámos nem esbanjámos os dinheiros públicos.
Já agora, desculpe lá, senhor ministro: então por que é que estamos em crise? Sabe o que é, senhor ministro? É que estou a ver os gregos e os irlandeses e tenho medo que agora os espanhóis e os italianos andem a dizer que a situação deles nada tem que ver com a nossa. Afinal, que crise é esta que não tem os sinais de crise deles? Só somos um case study ou temos uma crise de ministros, senhor ministro?





